Golpes para os quais os aposentados devem ficar atentos; confira o que fazer para evitar!
Muitos criminosos se aproveitam desse grupo mais vulnerável para roubar. Saiba mais detalhes e evite cair no golpe!
Os aposentados do INSS devem prestar bastante atenção para evitar que sejam vítimas de fraudes e golpes, pois vários criminosos se passam por funcionários da previdência social. Nas últimas semanas, isso tem acontecido com muita frequência em todo o território nacional.
Como ocorre o golpe?
Segundo o INSS, esses golpistas frequentemente se comunicam com os beneficiários por telefone, WhatsApp ou e-mail. Em alguns casos, acontece que os criminosos se aproximam o suficiente da casa do beneficiário.
Eles pedem informações pessoais, incluindo número de RG e CPF, bem como os dados de cartões de crédito e número de contas bancárias, a fim de se aproveitar dos mais vulneráveis. As vítimas eventualmente forneceram as informações solicitadas e acabaram sofrendo esse tipo de golpe por acreditarem que os bandidos eram realmente funcionários do INSS.
LEIA MAIS: Veja quais são os 4 principais golpes na venda de carros usados!
Os tipos de golpes que podem acontecer
Os golpistas usam termos técnicos para enganar indivíduos, o que pode resultar na divulgação de informações pessoais, como número de Previdência Social entre outras. Esses ataques só estão piorando. Confira a seguir alguns tipos de golpes que podem acontecer:
- links com vírus;
- boleto falso de mensalidades;
- falsa antecipação de empréstimo.
Não seja o aposentado a cair no golpe!
O aconselhado pelo Serasa é manter seus dados do INSS atualizados, seja por telefone, 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Além disso, a autarquia enfatiza que nenhuma informação é solicitada, como senhas, seja pela internet ou pessoalmente. Logo, evite compartilhar suas senhas por telefone, e-mail ou em qualquer outro contexto.
Se o segurado não tiver certeza se o contato foi realmente feito por um método oficial da autoridade competente, ele pode perguntar sobre a veracidade da mensagem ou conexão através dos canais de contato do INSS.
Lembre-se de que o número de contato oficial do INSS é 280-41. Então, se você receber uma chamada ou mensagem desse órgão, verifique novamente o número de contato. Tenha cuidado para não vacilar com esses golpes e acabar sendo prejudicado. Não passe informações pessoais, muito menos número de cartão, conta e senhas.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!