Evite prejuízos conhecendo esses três golpes comuns no PIX
Aprenda e evite as formas de fraude do sistema.
O novo sistema de pagamento e transferência veio para facilitar a vida de diversos brasileiros. Ele é prático, rápido, fácil e o dinheiro é transferido em poucos segundos. Não há um brasileiro com smartphone que não tenha utilizado o Pix desde o seu lançamento. Atualmente existem mais chaves cadastradas no sistema do que brasileiros no país, são cerca de 348 milhões de chaves (o Brasil possui 212,6 milhões de habitantes).
Desde de 2020 a plataforma movimentou mais de R$ 4 trilhões em suas transferências e pagamentos. Assim, essa alta adesão do Pix infelizmente também levou a quantidade de pessoas vítimas de golpes, já que os criminosos passaram a se aproveitar da ingenuidade e falta de conhecimento de muitas pessoas com o sistema novo. Conheça abaixo os golpes mais comuns.
Golpes comuns no Pix
WhatsApp clonado
A clonagem do WhatsApp é um dos golpes virtuais mais realizados no Brasil. Basicamente a fraude consiste em criminosos que solicitam um código de segurança enviado via SMS para o aparelho da vítima.
O código vai pelo aplicativo para acessar o WhatsApp em outro aparelho. Quando a vítima fornece esse código, então o criminoso pode acessar o WhatsApp e fingir ser a vítima. Assim, eles enviam diversas mensagens para os contatos, solicitando dinheiro via Pix.
Na grande maioria, conta-se uma história falsa para sensibilizar os contatos da vítima, que muitas vezes sem perceber enviam grandes quantias para o golpista.
Golpe capturador de sessão
Sabe aquele e-mail com um arquivo PDF suspeito, de um banco que você não possui conta ou de uma empresa que você nunca entrou em contato? Desconfie! Pois esses arquivos muitas vezes são infectados com um tipo de vírus.
Dessa forma, ao abrir o arquivo o vírus infecta o celular ou computador e passa a notificar o criminoso toda vez em que é aberto algum site ou app de bancos. Nesse momento o vírus captura a tela do aparelho, e envia as informações credenciais para o golpista.
QR Code falso
O QR Code é uma ferramenta moderna para pagamentos, principalmente para pagamentos e transferências via Pix. Assim, criminosos enviam faturas que imitam empresas, bancos, serviços de streaming, etc., prometendo descontos caso aquele valor seja pago via QR Code.
Entretanto, não passa de um QR Code falso, de modo que, ao realizar o pagamento via Pix, o valor é creditado automaticamente na conta do falsificador.
Essa e outras notícias sobre o tema você encontra no Rotas de Viagem!