Novo golpe do Pix agendado exige atenção redobrada – Entenda!
Saiba como se proteger deste novo perigo
Atualmente, quase todo mundo faz uso do Pix com grande frequência. Apesar de ter chegado ao país há pouco tempo, essa já é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. Porém, junto com a facilidade do pagamento por esse meio, surgiram estratégias de furto com esse serviço, como, por exemplo, o golpe do Pix agendado.
Ficou curioso sobre esse assunto e quer aprender a se proteger deste novo perigo? Então, faça a leitura deste texto na íntegra e aprenda algumas dicas. Boa leitura!
O que é o Pix agendado?
O Pix surgiu como uma forma de substituir serviços de pagamento por transferência, que antes eram feitos por meio de DOC e TED. Esses últimos cobram algumas taxas para realizar as transações, e por isso, não eram tão utilizados pelo público geral.
LEIA MAIS: Evite prejuízos conhecendo esses três golpes comuns no PIX
Já o Pix, realiza a mesma atividade, tanto dentro do mesmo banco, quanto entre bancos diferentes, porém sem cobrar nada por isso.
Já consolidado como uma forma de pagamento e transação popular no Brasil, o Pix conta ainda com um recurso conhecido como Pix agendado. Essa forma é bastante utilizada por quem deseja fazer um pagamento no futuro e quer se certificar de que não esquecerá. Dessa forma, o dinheiro só sai da conta no dia em que está programado.
Como funciona o golpe do Pix agendado?
O golpe do Pix agendado é um grande risco, principalmente, para quem trabalha com comércio ou precisa fazer uma cobrança a algum desconhecido. Se você já usou o Pix alguma vez, deve saber que após o envio do dinheiro, o aplicativo da sua instituição financeira disponibiliza um comprovante de transferência.
No golpe do Pix agendado, os golpistas, ao adquirirem um produto ou serviço, agendam um Pix para outro dia e enviam o comprovante como se a transferência tivesse sido feita. Depois de receber o produto, eles cancelam o agendamento e não pagam por aquilo que adquiriram.
LEIA MAIS: Fiz um PIX errado, e agora? Entenda o que fazer nessa situação!
Para se proteger desse golpe, exija sempre o comprovante do Pix e analise com cuidado a foto que for enviada para você. Em alguns casos a fraude pode vir na forma de um comprovante omitindo a data de transferência, ou então com foto adulterada.
A segunda situação é mais difícil perceber de imediato. Por isso é recomendado que você sempre confira no seu extrato se a transferência já está em sua conta. Isso porque o prazo médio para o dinheiro ser transferido é de apenas alguns segundos, logo não há justificativa para a pessoa alegar que fez uma transferência caso você não tenha recebido o dinheiro em conta.
Gostou desse conteúdo? Você pode acessar o Rotas de Viagem para ver outros conteúdos como esse!