Memória ruim? Veja 4 tipos de esquecimentos que são totalmente normais!

Esquecimentos frequentes? Não se preocupe, problemas de memória são mais comuns do que se imagina

A memória é uma função cerebral complexa que nos permite armazenar, recuperar e usar informações. É comum que as pessoas esqueçam coisas ocasionalmente, e isso pode se tornar mais frequente com o envelhecimento.

No entanto, é importante saber distinguir entre esquecimentos normais e aqueles que podem indicar um problema mais sério. Algumas falhas de memória são consideradas normais e não indicam doenças graves, como Alzheimer.

Assim, confira a seguir alguns problemas de memória que são considerados normais:

4 tipos de Esquecimentos que são normais.

Transitoriedade

Um exemplo é a transitoriedade, que é a tendência de esquecer fatos ou eventos ao longo do tempo. É normal que as pessoas esqueçam informações que acabaram de aprender. Na verdade, a transitoriedade é considerada benéfica pelos cientistas do cérebro, pois ajuda a limpar a mente de memórias não utilizadas e abrir espaço para outras mais novas e úteis.

LEIA MAIS: 5 pequenos comportamentos capazes de elevar sua inteligência

Distração

Outro exemplo é a distração, que ocorre quando a pessoa não presta atenção suficiente. Isso pode levar ao esquecimento de coisas como onde colocou um objeto ou de fazer algo em um horário prescrito. A distração também pode ser um problema comum em pessoas mais jovens que têm muitas coisas em mente.

Bloqueio de memória

O bloqueio de memória é outro tipo de esquecimento comum. Isso ocorre quando a pessoa tem certeza que sabe a resposta para uma pergunta, mas não consegue lembrar dela. Em muitos casos, a barreira é uma memória semelhante à que está sendo procurada.

Os cientistas acreditam que os bloqueios de memória se tornam mais comuns com a idade e podem explicar por que as pessoas mais velhas têm mais dificuldade em lembrar o nome de outras pessoas.

LEIA MAIS: 4 alertas do seu corpo que gritam: “Você precisa dormir mais!”

Atribuição incorreta

A atribuição incorreta é outro tipo de esquecimento comum. Isso ocorre quando a pessoa se lembra de algo com precisão em parte, mas atribui incorretamente algum detalhe, como a hora, o local ou a pessoa envolvida. À medida que envelhecemos, absorvemos menos detalhes ao adquirir informações e, consequentemente, somos mais propensos a cometer erros de atribuição.

Embora esses tipos de esquecimento sejam normais e comuns em pessoas saudáveis, é importante estar ciente dos sintomas que podem indicar uma doença mais grave. Algumas pessoas podem apresentar problemas de memória que afetam sua capacidade de realizar atividades diárias e interagir com outras pessoas.

Se você ou alguém que você conhece está experimentando esses tipos de problemas, é importante consultar um médico para avaliar a situação.

Além disso, existem muitas coisas que você pode fazer para manter sua memória saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos e mentais, como jogos de memória e leitura. Também é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, sono adequado e evitar o consumo excessivo de álcool e drogas.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também