Fique atento pois a nova CNH entrará em vigor em 1º de junho – Entenda!
Veja quem é obrigado a trocar o documento e como será a nova carteira de habilitação!
Se você é motorista, não pode vacilar! Pois a nova CNH entrará em vigor no dia 1º de junho e, caso você esteja na lista dos obrigados a fazer a troca, pode ficar suscetível a pagar multas.
O intuito da modificação é fazer com que o documento fique mais resistente contra as falsificações. Isso porque ele possuirá novos padrões de segurança.
Além disso, a nova CNH terá o modelo baseado no documento de outros países. Com isso, ela vai passar a ter um holograma, impressão reativa à luz ultravioleta e uma tinta específica que brilha no escuro. Como resultado, isso vai facilitar a visualização dos fiscais à noite. Por outro lado, o QR Code vai continuar presente na nova carteira de habilitação.
Mais detalhes da nova CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi o órgão responsável por fazer a divulgação das mudanças que ocorrerão na carteira de motorista. A instituição anunciou a novidade em dezembro de 2021, mas ela só entrará em vigor no dia 1º de junho de 2022.
Agora, a carteira de habilitação será verde e amarelo, representando a bandeira do Brasil. Além de que, ela também passará a ter outras subcategorias. Fora isso, a assinatura do condutor vai passar a ficar mais próxima da foto do motorista.
E não para por aí! A nova CNH também vai ter o desenho dos veículos, com o objetivo de indicar a categoria em que o motorista está habilitado para dirigir. Além disso, as restrições médicas passarão a ficar mais destacadas no documento.
Todos os motoristas são obrigados a trocar o documento no dia 1º de junho?
Não! A troca da carteira de habilitação não será obrigatória para todos de maneira imediata. Desse modo, a obrigatoriedade é apenas para os condutores que precisam renovar o documento; ou precisam emitir a segunda via; ou vão tirar a carteira de habilitação a partir de junho.
Sendo assim, o Contran orienta que os motoristas fiquem bem atentos na validade de suas habilitações para não correrem o risco de não trocarem o documento no tempo exigido.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!