Fim do TV Box? Anatel anuncia bloqueio de aparelhos piratas!
O serviço de IPTV pirata está presente na casa de milhões de brasileiros.
No último dia 9, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que irá bloquear os dispositivos TV Box, pois violam o Código Brasileiro de Telecomunicações. A medida, que faz parte do plano de combate ao uso de decodificadores clandestinos, visa ampliar o combate à pirataria de TV por assinatura, especialmente conhecida como “gatonet”.
Combate antigo
Os esforços da Anatel contra a TV pirata são bem antigos. Diversas operações foram lançadas para o confisco de aparelhos TV Box, visto que eles não possuem homologação. Com isso, por meio do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), a Receita Federal e as forças policiais retiraram cerca de 1,4 milhões de dispositivos “gatonet” do mercado brasileiro.
Porém, mesmo com os esforços, é cada vez mais fácil encontrar esses dispositivos em lojas online e grandes feiras. Por esse motivo, a estimativa é de que cerca de 6 milhões de brasileiros contem com esses itens em seus lares. No entanto, especialistas afirmam que esses aparelhos podem trazer sérios riscos à segurança dos usuários, como malwares e backdoors.
LEIA MAIS:
- Quer economizar com combustível? Considere usar esses aplicativos!
- Servidores públicos podem ser MEI? Entenda se é permitido!
Servidores também serão alvo de bloqueio
Além do confisco de aparelhos, a agência também anunciou que bloqueará os endereços de IPTV pirata, o que deverá impedir a conexão de equipamentos com servidores ilegais.
“Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar. Assim, nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.”, disse Carlos Baigorri, presidente da Anatel.
Assim, os bloqueios devem começar ainda em fevereiro, em que uma equipe técnica ficará responsável pelo processo, encarregando-se do levantamento, das validações e das determinações dos provedores.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!