Ferramenta ‘dedura’ textos gerados por Inteligência Artificial; conheça!

Desenvolvido por um estudante da Ciência da Computação, o GPTZero vem fazendo grande sucesso por detectar a autoria de textos.

Muitos textos que circulam na internet não são escritos por pessoas. Em muitos casos, eles são feitos por meio de combinações de algoritmos com sentido, construídos por robôs ou bots. Assim, a inteligência artificial é capaz de produzir textos que parecem ter sido feitos por humanos.

No entanto, com o GPTZero, é possível descobrir a autoria de cada um deles rapidamente. Esse novo aplicativo foi feito para descobrir se textos foram gerados por pessoas ou robôs. Saiba mais sobre essa ferramenta a seguir.

Como funciona o GPTZero?

O estudante de Ciência da Computação Edward Tian, da Universidade de Princeton, lançou, no início de 2023, o GPTZero. Simples e de fácil acesso, o aplicativo se compromete em detectar rapidamente se um texto foi escrito por uma pessoa ou um bot.

Para isso, o usuário deve abrir o site da ferramenta, que funciona apenas online, e colar o texto que quer analisar. Em seguida, basta colocar o GPTZero para trabalhar. Este traz um relatório detalhado de cada parágrafo com gráficos mostrando em que parte o texto é mais “humano” ou mais “robótico”. Além disso, também apresenta uma espécie de parecer final, onde mostra ao usuário se o texto foi escrito por uma pessoa ou não.

LEIA MAIS:

Edward Tian desenvolveu duas grandes estratégias de análise para que o aplicativo pudesse funcionar: a complexidade do texto e o tamanho das frases. Se o texto apresentar mais cuidado na construção da argumentação, inclusive com certos vícios, o aplicativo não detectará a presença de robôs. Afinal, a escrita de bots tende a ser mais automática e objetiva.

Quanto ao comprimento das frases, um texto escrito por uma pessoa tende a ter frases em diferentes tamanhos. Este é um comportamento que não acontece com um texto de inteligência artificial, inclinado a ter frases de um mesmo tamanho.

Com uma popularidade enorme em poucos dias, o GPTZero conquistou os professores. Ainda que não seja infalível, o aplicativo entrou no rol das ferramentas utilizadas pelos docentes para verificar plágio dos trabalhos de estudantes. Combinando com outros recursos já bastante utilizados, o GPTZero se mostra útil não só para esses profissionais, mas também para todos que quiserem “desmascarar” autorias.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também