Fatos e curiosidades sobre o Mar Morto que você precisa saber

O lago banha três países do Oriente Médio e é famoso pelas águas ricas em sais minerais

O Mar Morto tem peixe? É verdade que dá para boiar no Mar Morto? Afinal, onde fica o Mar Morto? Certamente, você já fez, pelo menos, uma dessas perguntas sobre o famoso lago no Oriente Médio. Para acabar com suas dúvidas e curiosidades, trouxemos uma lista de fatos e curiosidades sobre o Mar Morto.

Para começo de conversa, onde fica o Mar Morto? O lago fica no Oriente Médio, banhando Israel, Cisjordânia e Jordânia. Suas margens estão mais de 400m abaixo do nível do mar, o que faz com que seja o ponto mais baixo em terra seca do planeta. E não é só isso!

A famosa água hipersalina do Mar Morto facilita a flutuação, por isso, muita gente fala que nem dá para se afogar lá! Além disso, a lama negra é rica em sais minerais, portanto, usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região. Legal, né? Então, espia só mais fatos e curiosidades sobre o Mar Morto.

Fatos sobre o Mar Morto

O Mar Morto não é um mar

Chocado(a)? Pois é, a gente já abre a lista de fatos e curiosidades sobre o Mar Morto lançando a intriga. Apesar de ser chamado de mar há milhares de anos, o Mar Morto é um lago! Só é chamado de mar por ter muito sal na água. Mas, suas águas não têm saída para o oceano.

Por que o Mar Morto se chama Mar Morto?

Porque o lago (sim, o lago) tem concentração de sal nove vezes maior que a encontrada nos oceanos. É muito sal mesmo, gente, 31,5%! Isso dificulta a formação de vida aquática, seja animal, seja vegetal. A exceção vai para alguns tipos de bactérias e uma espécie de água marinha.

O alto grau de salinidade, inclusive, é o que faz com que seja quase impossível afundar (flutuabilidade).

O Mar Morto surgiu por uma fenda

Um dos fatos sobre o Mar Morto é seu surgimento após um “esticamento” da crosta da Terra. Assim, houve a formação de uma fenda e, consequentemente, a superfície onde a crosta era mais fina afundou, fazendo surgir o Mar Morto. Há teorias, inclusive, de que o afundamento continue.

O Mar Morto abastece a indústria salina

Vamos falar mais do sal do Mar Morto? O lago recebe águas do rio Jordão que são imediatamente bloqueadas pela terra, ou seja, não têm para onde fluir. Daí, o que acontece? Elas evaporam e deixam densa camada de sais e minerais que vão direto para a indústria, agricultura e medicina.

Para se ter uma ideia, existe toda uma variedade de produtos, como xampus, sais de banho, hidratantes, e tônicos de pele produzidos com os sais retirados da água do Mar Morto.

Os benefícios das águas do Mar Morto

A água do Mar Morto é rica em sais minerais que beneficiam a saúde, tais como:

  • cloreto de magnésio
  • sódio
  • potássio
  • enxofre
  • iodo
  • cálcio
  • bromo

Entre os benefícios trazidos, estão a desintoxicação e estímulo ao metabolismo, equilíbrio dos níveis de pH e água do corpo, redução do inchaço e relaxamento muscular. O ar ao redor do Mar Morto, ainda, é rico em oxigênio. Seco e livre de ácaros, é o paraíso para quem tem problemas respiratórios.

O Mar Morto tem forte potencial turístico

Um dos fatos sobre o Mar Morto é sua importância para o desenvolvimento turístico na Jordânia. Graças ao lago, foi possível estruturar o turismo de tratamento de beleza e saúde em spas e hotéis espalhados pela costa jordaniana. Estes empreendimentos aproveitam as propriedades terapêuticas conhecidas há séculos.

As condições climáticas e elementos da água propiciam tratamentos naturais para doenças crônicas, problemas dermatológicos e respiratórios. A lama do Mar Morto, por exemplo, é rica em minerais enriquecidos com sulfeto. O que isso significa na prática?

Que a lama mantém o calor e, quando espalhada pelo corpo, limpa a pele, alivia dores reumáticas e artrites.

Curiosidades sobre o Mar Morto

É ótimo pegar um sol no Mar Morto

Sim! Uma das curiosidades mais legais sobre o Mar Morto é que este é o lugar mais seguro do mundo para se bronzear. Isso porque o vapor da superfície do mar funciona como filtro natural dos raios UVB, altamente prejudiciais à saúde.

Espiritualidade

Existe toda uma espiritualidade na região onde fica o Mar Morto. Vários fatos bíblicos comprovam isto, tais como:

  • o primeiro lugar onde Deus falou com o homem
  • a Terra Santa na qual Deus entregou os Dez Mandamentos a Moisés
  • lugar onde Jó sofreu e foi recompensado pela fé
  • João Batista batizou Jesus nas águas do Rio Jordão, que desagua no Mar Morto
  • Jacó lutou com o anjo de Deus

Em “Gênesis”, há uma passagem na qual Deus refere-se ao Vale do rio Jordão ao redor do Mar Morto, como o “Jardim do Senhor”.

O Mar Morto é o terceiro lago mais salino do mundo

É tanto sal que a gente vai falar disso de novo! Outra curiosidade sobre o Mar Morto é que ele tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que qualquer outro oceano no mundo! Pensa que é só? Em 95 metros de profundidade, chega a ser 10 vezes mais salgado. Falando em profundidade…

Ainda que existam dois lagos com mais sal que o Mar Morto, ele continua sendo o mais fundo. Não é qualquer um que supera 377 metros de profundidade em algumas partes!

Já foram encontrados pergaminhos no Mar Morto

Já que afirmam que Abraão foi o primeiro a chegar no Mar Morto, além de este ter sido o refúgio de Davi, não é de se estranhar que pergaminhos sejam encontrados na área. O material foi encontrado em uma caverna da Cisjordânia e traz até algumas das cópias mais antigas da Bíblia Hebraica.

O Mar Morto realmente está morrendo?

Gente, uma das curiosidades sobre o Mar Morto é que ele está secando! E isso acontece devido a sua alta evaporação. A seca, claro, tem ali um dedinho do homem que vem usando as águas do Rio Jordão de forma excessiva. Por isso, foi criado o Canal da Paz, programa que pretende construir um aqueduto.

O objetivo da estrutura é, então, direcionar as águas do Mar Vermelho para o Mar Morto, contendo essa diminuição progressiva.


E aí, você conhecia tantos fatos e curiosidades sobre o Mar Morto? O que achou mais interessante? Aliás, já teve a oportunidade de visitar? Sabe qual local também é cheio de curiosidades incríveis? O Castelo d’If, do lendário Conde de Monte Cristo!

Comentários (0)
Adicionar Comentário