A Suécia é um país escandinavo conhecido pela alta qualidade de vida, florestas boreais, montanhas glaciais e belas paisagens. Vizinho à Noruega, com a qual compartilha várias características, o país tem sua própria cultura e costumes. Confira, a seguir, fatos e curiosidades interessantes sobre a Suécia.
Para muita gente, Noruega e Suécia, dois países escandinavos, são praticamente um só. Porém, embora compartilhem muito de sua história, cultura e idiomas, há diferenças importantes entre as duas nações. Algumas peculiaridades tornam a Suécia um país único e, por isso, desejado por quem quer viver bem na Europa.
Fatos e curiosidades sobre a Suécia
A Suécia importa resíduos da Noruega
Um dos mais interessantes fatos sobre a Suécia é sua tendência à reciclagem. Apenas 1% dos resíduos acaba em aterros sanitários, de forma que 50% é reciclado ou compostado. Ainda, aproximadamente 49% é incinerado para energia. Para manter os incineradores funcionando, a Suécia importa resíduos da Noruega e do Reino Unido, gerando energia.
A Suécia é o maior país escandinavo
Na verdade, a Suécia é o quinto maior país da Europa, com área total de 450.295 km2. Assim, é maior que a Noruega e a Dinamarca. Porém, a Suécia também tem uma das menores densidades populacionais (cerca de 23,5 habitantes por quilômetro quadrado). Ainda, quase 70% da população vive nas grandes cidades.
Mais da metade da Suécia é coberta por florestas
De acordo com Sveaskog, empresa produtora de bioenergia, aproximadamente 57% do território sueco é coberto por florestas. Isso equivale a 23 milhões de hectares, área do tamanho do Reino Unido.
A criança recebe para ir à escola
Não é à toa que a Suécia tem um dos maiores índices de escolaridade do mundo. O governo paga para os alunos irem à escola. Trata-se de um montante mensal desembolsado às famílias.
O idioma oficial só foi reconhecido em 2009
Todo mundo cresceu sabendo que, na Suécia, fala-se o sueco, certo? Sim, mas um dos fatos e curiosidades mais interessantes sobre a Suécia é que o idioma oficial só foi reconhecido em 2009. Contudo, existem cinco idiomas minoritários protegidos por lei: finlandês, meänkali (dialeto finlandês), sami ou lapão, romani e iídiche.
Seu nome significa reinado
O nome Suécia foi dado ao país há mais de 2 mil anos pelo povo Svear. A palavra é a junção de svear (nosso) e rike (reinado). Logo, svearike significa “nosso reinado”.
Os suecos fazem dois intervalos durante o dia
Quem gosta de dar uma pausa no trabalho vai gostar da fika, um hábito da Suécia bastante levado a sério! O intervalo é feito duas vezes ao dia, no qual os trabalhadores batem papo, tomam um café e comem bolo. O fato é que o intervalo é compulsório e quem não segue é até considerado grosseiro!
O chiclete de nicotina foi inventado na Suécia
Se você parou de fumar com o chiclete de nicotina, agradeça aos suecos! Foram eles os inventores do Nicorette, primeira goma que substitui o cigarro.
Outras importantes invenções vieram da Suécia
Mas os suecos não inventaram apenas o chiclete de nicotina, não! Também foram ideias deles:
- marca-passo
- ultrassom
- palito de fósforos
- telescópio
- zíper
- escala Celsius
- embalagem Tetra Pak
- cinto de segurança de três pontos
- chave de boca ajustável
- dinamite
- propulsor de hélice
- Skype
- geladeira
- mouse de computador
Ou seja, o que seria de nossas vidas sem a genialidade dos suecos, hein?
O maior modelo de sistema solar do mundo está na Suécia
Uma das mais interessantes curiosidades sobre a Suécia é que, lá, está o maior modelo em escala do sistema solar no mundo. Ainda que o país não se destaque na exploração espacial, é no Ericsson Dome, maior edifício hemisférico do mundo, que tem origem o modelo.
No prédio localiza-se o sol do modelo, e nos pontos do país onde ficariam cada planeta do sistema solar há algo para marcá-los, como esferas coloridas ou construções. O modelo finaliza a 950 km do Ericsson Dome, em Kiruna, onde está marcado o Termination Shock, fim do sistema solar.
A Suécia assumiu posto de país neutro
Mesmo que, no século XVII, a Suécia se destacasse como potência militar, o país não participa de uma guerra há, pelo menos, dois séculos. Isso faz com que seu território tenha assumido posição neutra ao longo das duas grandes guerras mundiais.
Existem datas comemorativas a comidas
Um dos fatos e curiosidades sobre a Suécia é que, lá, existem dias específicos para celebrar a comida. Por exemplo, a quinta-feira é dedicada a tomar sopa de ervilhas e comer panquecas com geleia. Além disso, o calendário tem dias nacionais comemorando determinados pratos. Olha só:
- o dia 25 de março é o dia de comer Waffle
- já 8 de outubro é dedicado ao bolinho de canela
- 45 dias antes da Páscoa, os suecos comem o Semla, pãozinho feito a base de cardamomo e recheado com amêndoas
- por fim, no dia 13 de dezembro, celebra-se o bolinho de açafrão
Claro que isso não é uma regra, mas são tradições ainda praticadas no país.
A monarquia sueca está entre as mais antigas do mundo
A monarquia sueca remonta a mais de mil anos e conta com 11 dinastias. A Casa de Bernadotte, a atual dinastia, é a que se encontra há mais tempo no poder até hoje. Ah, e falando nela, a Rainha Sívia é filha de uma paulista, passou boa parte da infância em São Paulo e, por isso, fala muito bem a língua portuguesa.
Então, você conhecia tantos fatos e curiosidades sobre a Suécia? Confira mais informações interessantes sobre outros países, como a Austrália.