Evite malandragens: 6 principais armadilhas de postos de gasolina!
Adulteração de combustível, cobrança indevida e outras práticas desonestas podem prejudicar seu bolso e a segurança do seu veículo. Saiba como identificar e evitar essas malandragens.
Os postos de gasolina são locais indispensáveis para quem utiliza veículos movidos a combustíveis como gasolina e etanol. Infelizmente, em alguns desses estabelecimentos, os consumidores podem ser vítimas de malandragens que prejudicam tanto seus bolsos quanto o funcionamento dos seus veículos.
Essas malandragens variam desde a adulteração de combustíveis até a cobrança indevida de valores, e por isso os consumidores precisam estar atentos para não serem lesados.
Assim, é importante conhecer as principais malandragens dos postos de gasolina para evitar prejuízos e manter sua segurança.
As principais malandragens dos postos
Adulteração de combustível
Essa prática consiste em adicionar solventes ou outras substâncias ao combustível, aumentando sua quantidade e, consequentemente, diminuindo sua qualidade. Para evitar o combustível adulterado, é importante abastecer em postos de confiança e sempre conferir a nota fiscal.
Cobrança indevida
Algumas vezes, o valor cobrado no caixa não corresponde ao anunciado na bomba. Certifique-se sempre de que o valor cobrado é o correto antes de efetuar o pagamento.
Óleo de motor de qualidade duvidosa
Alguns postos de gasolina vendem óleo de motor adulterado ou falsificado. Verifique se o produto possui o selo de qualidade e procure adquiri-lo em lojas especializadas.
Bomba adulterada
Os responsáveis pelo abastecimento de combustível podem adulterar a bomba para marcar um volume maior do que o real. Detectar esse golpe é difícil, pois os falsários alteram a configuração da bomba com controle remoto, que costuma estar escondido dentro do escritório. Por isso, novamente, o ideal é frequentar postos de confiança.
Problemas com frentista desonesto
Lamentavelmente, há frentistas desonestos que podem tentar aplicar golpes, como sugerir troca de óleo e outros procedimentos no veículo que não são realmente necessários. É importante estar atento ao abastecer e evitar conversas prolongadas com os frentistas, para evitar esse tipo de situação.
Troca de peças
Algumas vezes, os postos de gasolina podem trocar peças do veículo sem autorização do proprietário. Sempre verifique se houve a substituição e as razões para a troca.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Rotas de Viagem!