Estes são os 4 países que mais censuram a imprensa no mundo
Deseja saber quais governos são mais hostis com jornalistas? Listamos os países mais repressores. Saiba mais!
A liberdade de imprensa é um dos pilares de toda democracia. Afinal, é através do jornalismo investigativo, da divulgação de agendas e dos comentaristas políticos que as pessoas têm acesso a informações e opiniões, algo essencial para a tomada de decisões.
No entanto, nem todos os governos respeitam essa regra e acabam cerceando os veículos de comunicação e os profissionais envolvidos. Com isso em mente, destacamos os países que mais censuram.
1. Arábia Saudita
A ditadura liderada pelo príncipe Mohammed bin Salman é considerada a mais progressista das últimas décadas no país. Afinal, sob sua liderança, as mulheres receberam permissão para dirigir, e até mesmo alguns filmes anteriormente proibidos foram liberados.
No entanto, este ainda é um país que censura fortemente a mídia, bem como seus próprios cidadãos, que podem ser condenados a décadas de prisão caso critiquem o regime nas redes sociais.
LEIA MAIS:União Europeia lista 4 fatores de risco para enfrentar – IA está entre eles!
2. Coreia do Norte
Considerado o país mais fechado do mundo, praticamente todas as informações sobre o regime de Kim Jong-un são divulgadas pela mídia estatal norte-coreana. Logo, a manipulação dos dados que chegam aos outros países é gigantesca.
Além disso, o controle sobre a internet é tão massivo que a maioria esmagadora da sua população desconhece sua existência, o que faz deste o país com o menor número de usuários da web no mundo.
3. Vietnã
O Vietnã é um dos países mais queridos por mochileiros em todo o mundo. Apesar dos problemas estruturais, oferece liberdade para esses turistas e a população acessarem as redes sociais livremente.
Por outro lado, o governo concentra um grande monopólio sobre os outros meios de comunicação, como televisão e rádio. Por esse motivo, jornais, canais de notícias e a maioria esmagadora dos programas são controlados pelo governo.
Além disso, o governo conta com unidades especiais para encontrar jornalistas independentes e atacá-los através da internet, o que aumenta ainda mais a censura.
LEIA MAIS: Paris enfrenta infestação de percevejos e Governo se movimenta
4. Irã
Nos últimos meses, o Irã vem sofrendo uma série de protestos pelo direito das mulheres. Como uma teocracia, possui um governo altamente conservador que cerceia não apenas a liberdade das minorias, mas da população como um todo.
Nesse sentido, é um dos países mais hostis em relação à mídia independente, onde casos de perseguição, prisão e até morte de jornalistas se tornaram comuns.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Rotas de Viagem!