A culinária brasileira é uma delícia e ai de quem disser o contrário! Sendo assim, não é surpresa alguma que toda a sua riqueza gastronômica se reflita nas sobremesas. Afinal, é impossível não se render aos ingredientes variados, como frutas tropicais, leite condensado, chocolate e coco. Por isso, o TasteAtlas elaborou uma lista com as melhores sobremesas brasileiras. E a gente trouxe algumas delas para te deixar com água na boca!
A princípio, a seleção teve, como base, as notas que pessoas leitoras atribuíram a cada doce, de 0 a 5. Então, elencamos as seis primeiras. Será que você vai concordar com o gosto da turma?
Bombocado
Com nota 4.5, o bombocado faz jus ao nome e conquistou seu lugar entre as melhores sobremesas brasileiras. Aliás, está no top 10 do mundo!
Sua origem está na mistura de povos indígenas e africanos aos colonizadores portugueses. Mas, sabe qual é um dos segredos do sucesso? A combinação certeira dos ingredientes:
- queijo
- coco
- manteiga
- farinha
- açúcar
- ovos
O doce, sem dúvidas, fica bem de qualquer forma, seja com uma colher de chantilly ao lado. Mas, tem que ter aquela xícara de café para acompanhar.
Uma das melhores sobremesas brasileiras é o pudim de leite condensado
Nos restaurantes, padarias e geladeiras de qualquer casa brasileira, ele está lá, sublime! O pudim é, inegavelmente, um dos doces mais tradicionais do Brasil. Tanto que ficou quase empatado com a sobremesa anterior: nota 4.4.
Reza a lenda que sua origem se deu a partir da evolução do pudim abade de priscos, um prato típico português. Hoje, tão grande quanto o nosso país, é a variação das receitas entre as regiões.
Só para exemplificar, tem pudim de tapioca, chocolate, chia e até gelatina. Mas, o clássico é aquele feito com leite (integral e condensado), açúcar e ovos. Ah, e aquela calda de caramelo delícia por cima.
Brigadeiro
Como falar de sobremesas brasileiras sem incluir esta que é, de fato, uma criação nacional? De fato, esse docinho pequenino que, também, teve nota 4.4 no TasteAtlas veio para mostrar que “menos é mais”.
Em outras palavras, em vez de vários ingredientes e horas no fogão, o brigadeiro leva apenas chocolate, manteiga sem sal e leite condensado. Para finalizar, nada melhor que enrolar em bolinhas e passar no chocolate granulado.
Segundo contam, o doce nasceu da criatividade em um momento de emergência. Na década de, o Brigadeiro Eduardo Gomes concorria à presidência e seus aliados precisavam arrecadar fundos para a campanha.
Então, a doceira carioca Heloísa Nabuco de Oliveira criou o doce. E, para provar que o marketing está na veia dos brasileiros e brasileiras, olha só o slogan: “Vote no Brigadeiro, ele é bonito e solteiro”.
Mousse de maracujá
Da mesma forma que o brigadeiro e o pudim, a mousse de maracujá é uma paixão nacional. Prova disso é a nota igual à das duas últimas sobremesas: 4.4.
Contudo, sua origem ainda é incerta. Alguns dizem que a receita original nasceu na Roma Antiga, enquanto outros creditam, à França, os primeiros registros.
O que se sabe é que, por aqui, é raro ver alguém que não gostei do doce. Ademais, seu preparo também é super simples, levando apenas maracujá fresco, leite adoçado e creme de leite.
No entanto, além da fruta, há outros sabores queridinhos, como o limão e chocolate.
O tradicional pavê também está entre as melhores sobremesas brasileiras.
Alvo das piadinhas infames, o pavê é um dos doces mais comuns nos restaurantes e festas de família. Similar ao tiramisu, a sobremesa tem camadas que combinam biscoitos champanhe, creme, ovos, leite condensado e chocolate.
Porém, cada pessoa tem sua própria variação, então há receitas de pavê de morango, abacaxi, chocolate branco, coco e amendoim, só para exemplificar. O ponto comum, entretanto, é serví-lo gelado. Ah, e a nota no TasteAtlas, assim como as anteriores, foi 4.4.
Bolo de brigadeiro
Por fim, se temos o brigadeiro entre nossos doces preferidos, claro que uma de suas variações entraria na lista das melhores sobremesas brasileiras. O bolo de brigadeiro é um item quase obrigatório nas festas de aniversário e recebeu nota 4.2 entre as pessoas leitoras.
Essa tentação tem três camadas de massa macia e úmida, bolo de chocolate e o recheio e cobertura de brigadeiro. Depois de montado e coberto, leva a tradicional cobertura com granulado de chocolate em todos os lados. Há ainda quem decore com bolinhas de brigadeiro.
Quer saber quais outrsa delícias entraram na lista? Confira o ranking completo aqui.