Estas cidades brasileiras têm mais casas que moradores, segundo o IBGE
O IBGE revelou em Censo 2022 quais cidades têm mais casas do que habitantes, com o Rio Grande do Sul se destacando nessa área
O Brasil guarda dados interessantes sobre moradia e, dessa vez, o Censo 2022, divulgado pelo IBGE, no dia 2, trouxe à tona informações importantes: existem cidades com mais casas do que habitantes. Se você já teve aquela sensação de que algumas áreas parecem meio vazias, esta matéria vai jogar luz nesse mistério.
Rio Grande do Sul lidera como a região com mais casas do que habitantes
A cidade campeã nesse quesito é Arroio do Sol, no Rio Grande do Sul. Lá, são quase 19 mil casas para cerca de 11 mil moradores. E não é só ela, outras sete cidades gaúchas estão localizadas nessas estatísticas, principalmente no norte do estado, sendo elas Imbé, Cidreira, Xangri-lá, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, pertinho de Santa Catarina.
LEIA MAIS: Ranking aponta as rotas com mais turbulências do mundo – Veja o top 10!
Mas não é apenas a serra gaúcha que enfrenta essa diferença, por todo o Brasil foi encontrada a mesma situação, como Ilha Comprida (SP), Ilha de Itamaracá (PE), Saubara (BA), Portal do Paraná (BA), Matinhos (PR), Mangaratiba (RJ), Jaguaruna (SC) e Vera Cruz (BA).
A maioria dessas cidades são destinos turísticos. Isso pode explicar a diferença entre a quantidade de casas e moradores, já que esses lugares costumam ficar cheios nos fins de semana e feriados. Além das casas, há estabelecimentos de ensino, saúde, religiosos e até mesmo construções em andamento, chegando a um total de mais de 3,5 milhões.
LEIA MAIS: Com menos de 150 palavras, Tok Pona é o menor idioma do mundo – Saiba mais!
Com 5.568 cidades, essas informações foram obtidas das coordenadas geográficas do Censo 2022. Foi a primeira vez que o IBGE realizou esse levantamento detalhado de todos os domicílios das cidades do país. E essas coordenadas não servem apenas para as estatísticas. Elas vão alimentar o Cadastro Nacional para Fins Estatísticos, uma base de endereços importante para várias pesquisas do IBGE. Além disso, ajudam na localização de endereços em áreas de risco, como locais propensos a enchentes e deslizamentos.