Especialista revela o pior assento do avião e como torná-lo menos desagradável

Uma das principais preocupações ao viajar de avião: como gerenciar o espaço do assento do meio com os outros passageiros? Confira as dicas do especialista na etiqueta Thomas Farley!

Viajar de avião pode ser um desafio, principalmente quando a briga pelos apoios de braço do assento do meio vira motivo de discussão. Em um bate-papo com a Forbes, o especialista em etiqueta Thomas Farley, conhecido como Mister Manners, compartilhou dicas simples para resolver esse dilema durante os voos.

O que fazer quando os seus vizinhos não lhe dão espaço para o apoio de braço?

Se você está na poltrona do meio e percebe que seus vizinhos estão ocupando os apoios de braço, Mister Manners sugere pedir licença de forma amigável ao invés de dar início a uma batalha silenciosa por espaço. Perguntar educadamente se é possível compartilhar os braços ou se eles podem abrir mão um pouco pode transformar uma situação desconfortável em algo mais tranquilo.

Mas ele abre uma exceção: caso o seu vizinho de assento tenha uma “estrutura maior”, sendo necessário um espaço maior para se acomodar, é um gesto educado abrir mão do apoio de braço.

LEIA MAIS: 6 pessoas chatas que você encontra no aeroporto – e como lidar com elas

Mister Manners explicou ainda as vantagens e desvantagens dos assentos. O do corredor facilita o acesso ao banheiro e oferece um pouco mais de espaço para esticar as pernas, enquanto o da janela tem uma vista maravilhosa e uma parede para se apoiar. Já o banco do meio, segundo ele, é como uma tortura, pois não oferece muitas vantagens, portanto, de maneira geral, é justo que o passageiro deste assento tenha direito aos braços de apoio da poltrona.

Em meio a muitos debates, Mister Manners apresenta algumas dicas simples de etiqueta para ajudar a tornar a viagem de avião mais tranquila. Educação e uma conversa amigável podem ser as melhores ferramentas para chegar a um consenso nessa “guerra” que acontece em muitas viagens aéreas.

avião