Erros que prejudicam as plantas de casa – Evite esses três!
Todo jardineiro de primeira viagem já cometeu alguns desses
Ter uma casa cheia de plantinhas é sempre bom, não é mesmo? Afinal, além de excelentes itens de decoração, proporcionam mais frescor, vida e alegria aos cômodos de nossos lares. Ademais, podem ser usadas para fins bem específicos, sejam eles medicinais ou até mesmo terapêuticos. Entretanto, alguns deslizes podem afetar diretamente a saúde desses seres tão queridos. Pensando nisso, vamos mostrar os maiores erros que prejudicam as plantas de casa.
Mudá-las constantemente de local
Diferente de nós, as plantas são enraizadas em um local e passam a vida inteira lá. Por conta disso, se adaptam a cada detalhe de onde estão plantadas, seja o ângulo, posição e até mesmo iluminação. Muitas vezes, quando as enxergamos apenas como itens de decoração, pensamos que elas podem ficar melhores em um local do que o outro, o que acaba nos fazendo trocá-las de local.
No entanto, quando isso é feito muitas vezes, elas podem acabar um pouco estressadas e com um aspecto mais triste.
LEIA MAIS: Melhores frutas para plantar em apartamentos: Veja a lista!
Erros que prejudicam as plantas de casa: Colocá-las na luz errada
A luz é essencial para a saúde das plantas, certo? Ainda assim, muitas pessoas não sabem como lidar com este quesito, especialmente por não lembrarem que cada espécie precisa de uma quantidade e intensidade específica por dia. Em alguns casos, os novos jardineiros compram as plantas porque acham que ficariam legais em certos lugares da casa, mas ignoram completamente a questão da iluminação.
Quando ela não recebe luz suficiente ou em excesso, pode ficar suscetível ao ataque de pragas e doenças.
LEIA TAMBÉM: 3 aplicativos para identificar plantas pelo celular – Confira!
Replantá-las com frequência
Replantar uma plantinha pode ser muito importante, ainda mais quando precisamos salvá-la de algum problema. No entanto, além de ser necessário realizar esse processo da maneira correta, ele não deve ser feito com muita frequência. É preciso analisar algumas características, como a presença de raízes fora dos buracos de drenagem no fundo do vaso ou até mesmo se o seu crescimento está lento.
Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem.