5 erros ao usar o micro-ondas que podem até mesmo estragá-lo
Evite-os caso não queira causar prejuízos para seu aparelho.
Com o avanço da tecnologia, várias ferramentas e itens trouxeram muita praticidade para os seres humanos. Entre elas, o micro-ondas é uma das inovações que mais ajudam no cotidiano. Afinal, quem imaginou que seria possível esquentar refeições ou até mesmo cozinhar sem o uso de fogo? Ainda assim, existem alguns erros ao usar o micro-ondas que podem ser bem prejudiciais. Confira-os a seguir.
5 erros ao utilizar o micro-ondas
Utilizar o recipiente errado para aquecer o alimento
Primeiramente, nem todo material pode ir ao micro-ondas. Qualquer tipo de prato, vasilha ou copo que contenha alumínio é extremamente perigoso, pois esse material reflete calor e pode entrar em combustão. Assim, você pode causar incêndios e até queimar o seu aparelho.
Além disso, é importante tomar cuidado com alguns tipos de plásticos, visto que eles podem acabar liberando produtos químicos prejudiciais à saúde.
LEIA MAIS: O que não pode colocar no micro-ondas? Veja se você comete estes erros!
Colocar comidas “explosivas” para esquentar
Infelizmente, alguns alimentos não combinam de forma alguma com o micro-ondas. Pimentas, ovos, batatas e salsichas, por exemplo, são conhecidas por simplesmente explodir ao serem aquecidas.
Não cobrir a comida ao aquecê-la
Quem nunca se deparou com um micro-ondas repleto de restos de comida por dentro? Caso queira evitar que isso aconteça, é importante cobrir seus alimentos ao colocá-los no aparelho. Nesses casos, pode-se utilizar as próprias tampas das vasilhas ou mesmo pratos feitos com esse propósito.
Não limpá-lo com frequência
Mesmo esquentando os alimentos com uma tampa, é importante manter a limpeza do seu aparelho sempre em dia. Para isso, tire pelo menos um dia da semana para desinfetá-lo e remover toda a gordura que pode se acumular no local.
LEIA TAMBÉM: Como economizar gás de cozinha? Confira 6 dicas valiosas!
Descongelar a carne de forma errada
Os micro-ondas possuem outras utilidades além de esquentar os alimentos. Por conta disso, muitas vezes são utilizados para descongelar algumas carnes, mas é importante entender que isso também exige as condições corretas.
Para começar, deve-se utilizar um prato próprio para essa finalidade, além de seguir as configurações de descongelamento do seu aparelho.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!