Enviou um Pix errado? Saiba o que fazer sem desespero!
Pessoa que não devolve o valor que não é dela pode estar cometendo um crime
O Pix chegou para revolucionar completamente a forma como os brasileiros realizam pagamentos e fazem transferências bancárias. Sua praticidade e facilidade movimenta bilhões de reais todos os dias, mas alguns deles acabam não sendo intencionais.
Afinal, fazer um Pix errado é mais comum do que parece e pode dar bastante dor de cabeça. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre o que fazer quando isso acontecer. Confira abaixo.
O que é o Pix errado?
Basicamente, o Pix errado acontece quando algum usuário de um banco acaba fazendo uma transferência (via pix) para outra pessoa por engano. Quando isso acontece, sempre bate aquela sensação de desespero, especialmente se a quantia for alta.
LEIA MAIS: Fiz um PIX errado, e agora? Entenda o que fazer nessa situação!
Entretanto, ficar muito tenso ou nervoso pode atrapalhar bastante nesses momentos, visto que você terá que entrar em contato com outras pessoas para tentar resolver a situação.
O que fazer quando enviar um Pix errado?
Para começar, é recomendado que tente contatar a pessoa que recebeu o Pix acidental e pedir para que ela te devolva o valor. Felizmente, é muito comum a devolução, algumas vezes sem precisar que sejam requisitados, principalmente agora que os aplicativos de banco disponibilizam a opção de efetuar o reembolso.
Porém, se isso não der certo, ainda é possível recorrer ao banco. Ao falar com um representante, deverá explicar a situação e fornecer todos os dados solicitados.
Inclusive, ainda existe um respaldo por lei, visto que se o destinatário se recusar a devolver o valor, estará cometendo um crime. Portanto, é possível recorrer judicialmente para que ele seja devolvido.
LEIA MAIS: Novo golpe do Pix agendado exige atenção redobrada – Entenda!
Por conta disso, é importante que mantenha todas as conversas salvas no seu dispositivo, tanto com a pessoa que recebeu o Pix errado quanto com o banco. Dessa forma, pode ser que até mesmo o seu processo seja agilizado.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros como esse, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!