Embratur inicia testes de sistema stopover para viajantes no Brasil – Entenda a medida!
Conexões mais longas se tornam oportunidades de explorar destinos nacionais para turistas estrangeiros e brasileiros com o stopover
O sistema de stopover, muito popular em rotas internacionais, está sendo estudado pela Embratur nos aeroportos do Brasil, abrindo uma perspectiva vantajosa para quem gosta de explorar novos lugares durante uma viagem! Um projeto-piloto já está em andamento em Brasília, sinalizando o início dessa iniciativa.
O que é stopover?
Em voos de longa duração, as empresas de aviação geralmente fazem escalas mantendo os passageiros no mesmo avião ou conexões que envolvem a troca de aeronaves no aeroporto.
LEIA MAIS: Evite estes 8 comportamentos de um turista ‘sem-noção’
O stopover possibilita que os viajantes permaneçam na cidade de conexão. Por exemplo, um voo de Portugal com destino à Argentina pode fazer uma parada no Brasil. Caso o turista tenha tempo disponível, ele pode escolher ficar e explorar uma cidade brasileira.
Governo vê com bons olhos a medida
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve presente no lançamento do programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma iniciativa dos Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, em parceria com as empresas aéreas brasileiras Azul, Gol, Latam e Voepass.
Ele destaca que entre janeiro e agosto, os turistas estrangeiros injetaram aproximadamente R$ 22 bilhões na economia brasileira, contribuindo significativamente para a geração de empregos e renda para milhares de famílias. O stopover permitirá que os turistas estendam sua estadia no país, descubram mais destinos e, consequentemente, consumam mais serviços e produtos locais.
LEIA MAIS: 5 dicas que você precisa saber se for um passageiro ansioso
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que essa oportunidade de permanência mais longa no Brasil, seja indo ou voltando da viagem, possibilitará que os estrangeiros aproveitem a experiência no país, gastando em alimentação, hospedagem, compras e contribuindo para a geração de empregos e desenvolvimento econômico.
Stopover em aeroportos do Brasil atualmente
Clientes das companhias aéreas Latam e Gol já podem usufruir do stopover com escala em Brasília, sem precisar pagar a mais por isso. Com a Gol, o cliente pode permanecer por até duas noites no DF. Já com a Latam, você pode optar por uma estadia de até três noites.
Além de Brasília, as duas empresas oferecem esse serviço também em São Paulo, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. A Gol ainda inclui o aeroporto de Viracopos, em Campinas, oferecendo aos viajantes mais oportunidades de explorar e conhecer diferentes destinos dentro do Brasil.