A OCU (Organização de Consumidores e Usuários) realizou um estudo na Europa, no qual diz que um carro elétrico começa a se pagar após cerca de 100 mil km rodados. O estudo considerou a recarga dos carros, a bateria e o gasto por km rodado, além de considerar os benefícios governamentais para saber em quanto tempo um carro elétrico se paga.
Siga a leitura e confira mais informações sobre o estudo e as economias com o carro elétrico.
Sobre o estudo e o gasto de recarga com carro
A OCU teve como base a recarga do carro elétrico durante a noite, pelas taxas padrões cobradas no país (Espanha). E que tem o gasto de 2,66 euros (média de R$16,00) para cada 100 km, abastecendo em residência.
Ou seja, se considerar esse gasto em gasolina, lá seria em torno de 10,60 euros (média de R$63,00) e o diesel por 8,30 euros (média de R$50,00).
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Custo no Brasil e em quanto tempo o carro elétrico se paga
Se considerar as mesmas condições de uso no Brasil, o custo para recarregar o carro seria basicamente a mesma coisa, para rodar 100 km em média.
Porém, se considerar o custo para recarga em uma residência que tem placa de energia solar, os valores são ainda mais em conta. Claro que, precisa levar em consideração o gasto com a placa, mas isso por ser compensado em torno de 5 anos.
Então, para recarregar o carro, o preço por recarga é cerca de R$12,00 e em cada abastecimento é possível rodar ao menos 110 km, ficando em torno de R$0,11/ km.
Já em uma viagem que tenha distância média de 250 km sem paradas, teria o adicional de 9L de gasolina para abastecer o extensor de autonomia, chamado de i3. Ele tem um gerador estacionário de 800 cc, o qual recarrega as baterias do carro caso elas acabem durante a viagem.
Dessa forma, os 250km com o i3, seria por exemplo, os R$12,00 da recarga para cada 110km, mais o valor de R$50,00 mais ou menos de gasolina para abastecer o estacionário. Então, o valor por km já sofre uma alteração para uns R$0,25.
No Brasil ainda não são muito encontrado eletropostos, pois a demanda de carros elétricos no país ainda é pequena, além de outros fatores. Já na Europa, esses valores também passam por alterações caso se use um eletroposto. Isso acontece, pois lá o preço de abastecimento nessas unidades está cada vez mais alto.
Quando passa a valer a pena o carro elétrico?
De acordo com os especialistas do estudo, também é importante considerar além do veículo, o modelo de combustão e mais alguns fatores. Porém, entre 100 a 140 mil km rodados o carro elétrico começa a se pagar.
Mas importante destacar que isso não quer dizer que o carro terá seu valor totalmente compensado pela economia na recarga, mas sim que a partir dessa quilometragem a diferença entre o valor do veículo elétrico e um comum é totalmente compensada.
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