Eletrodomésticos inteligentes são pegos “espiando” usuários – Entenda!
As empresas que desenvolvem produtos eletrodomésticos inteligentes chamam a nossa atenção prometendo tornar a nossa vida mais conveniente. No entanto, por trás dessa aparente conveniência, muitas vezes há interesses menos altruístas relacionados à espionagem e à coleta de dados dos consumidores.
A espionagem dos eletrodomésticos
Um estudo recente realizado por um grupo de pesquisa revelou que muitos dos nossos aparelhos domésticos e dispositivos favoritos estão compartilhando nossos dados privados com grandes empresas de tecnologia.
LEIA MAIS: 5 coisas para não fazer com seu dinheiro em uma viagem
O que mais chama a atenção é que essas empresas coletaram uma quantidade surpreendente de dados, muito além do necessário para o funcionamento dos dispositivos.
Os produtos do Google Nest, que vão desde campainhas inteligentes até sistemas de controle de aquecimento, são especialmente invasivos na coleta de informações de localização.
Os usuários de smartphones Android estão mais expostos a essa vigilância, enquanto os usuários do iPhone têm um pouco mais de privacidade.
Os alto-falantes inteligentes da Bose compartilham dados dos usuários com a sua empresa-mãe, o Facebook Meta.
Eletrodomésticos que coletam dados
Na categoria de eletrodomésticos, a LG lidera a coleta de dados, incluindo informações sobre a localização dos dispositivos e até mesmo números de telefone.
Pode parecer que você tem total controle sobre o compartilhamento de informações com esses dispositivos, mas algumas funções de rastreamento são ativadas automaticamente. No final das contas, cabe a você desativá-las.
Além disso, você pode ter concordado inadvertidamente com a coleta de dados durante a configuração do dispositivo, ao clicar no botão “aceitar tudo”.
O Google garante que está em conformidade com as leis de privacidade e fornece transparência aos usuários sobre a coleta e o uso de dados. No entanto, nem sempre essa transparência é tão clara quanto desejável.
A Amazon alega que seus produtos são projetados para proteger a privacidade dos clientes e colocá-los no controle de sua experiência. No entanto, muitos usuários se sentem menos no controle do que gostariam.
LEIA MAIS: Como é o sono do brasileiro? Samsung revela dados coletados com o Galaxy Watch!
Proteja sua privacidade
Se você não pretende abandonar seus dispositivos inteligentes, aqui estão algumas medidas para recuperar um pouco de privacidade:
- Tenha cuidado com o que você fala: esteja atento ao que você diz em voz alta para assistentes inteligentes e verifique se há uma opção para excluir comandos e conversas gravadas nas configurações.
- Fique de olho nas configurações: desative o compartilhamento de informações com terceiros nas configurações do dispositivo.
- Cuidado com as câmeras e os microfones: considere desativar câmeras e microfones dos seus aparelhos, se possível.
- Fuja do reconhecimento automático: nas smart TVs, desative o reconhecimento automático de conteúdo para evitar o compartilhamento de dados sobre os seus hábitos de visualização.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.