4 marcas de uma família disfuncional e problemática

Famílias confusas podem causar impactos muito negativos em filhos adultos.

Uma criação bem orientada muda a vida de qualquer pessoa. No entanto, o oposto, ou seja, uma família problemática, gera diversos danos à vida adulta. Famílias que não funcionam como deveriam desencorajam qualquer um a viver do próprio modo, ou seja, impedem a felicidade de seus componentes.

Os efeitos de uma família disfuncional podem ser bem devastadores, pois acabam, inconscientemente, limitando as crianças quando crescem. Assim, a seguir, veja 4 sequelas desse tipo de criação.

4 sinais de uma criação disfuncional na vida adulta

Viver tentando agradar os outros

Sempre que você faz algo por você ou em seu próprio benefício, o sentimento que fica é a culpa. Você se sente culpado sempre que tem atitudes que, para você, acabam magoando as pessoas, mesmo que elas tenham sido frutos de muita dor para você.

Quando sua criação é disfuncional, sua mente é treinada para se sentir responsável pelos sentimentos dos outros, impedindo-o de viver plenamente sem sentir peso pelo que os outros sentem a seu respeito. E isso pode te atrapalhar muito.

LEIA MAIS:

Ensine os seus filhos sobre o perigo de pessoas estranhas; dicas importantes!

5 destinos inusitados para viajar com a sua família; veja esta seleção!

Ser muito duro consigo

O perfeccionismo grita em você o tempo todo. Essa atitude é um sinal de que na sua infância e na sua criação, você foi subvalorizado ou supervalorizado demais. Nos dois casos, seus pais ou responsáveis te fizeram crer que suas realizações significam mais do que você mesmo.

Nesse caso, você sempre visa dar e fazer o melhor como maneira de provar que você é bom e suficiente. No entanto, viver em prol dessa aprovação alheia pode ser sua ruína e a fuga completa da sua satisfação na vida.

Aceitar qualquer coisa

Crescer em meio a famílias disfuncionais potencializa em você a necessidade de aceitar relações que não te devolvem o mesmo que você entrega. Por isso, você vive em relacionamentos desiguais que, por vezes, são até bem tóxicos. 

Graças a seu senso errôneo de responsabilidade e culpa, você aceita coisas que não merece por medo de ficar sozinho ou não acreditar que merece coisas melhores. Esse é um comportamento muito recorrente, tanto em relacionamentos amorosos quanto amizades. 

Ter dificuldades em relaxar

O peso de tanta responsabilidade e a culpa sobre os ombros impede que você possa descansar e relaxar plenamente. Geralmente, você vive tenso e nervoso o tempo todo e não consegue parar nem por um segundo. 

Sua lista de tarefas não te impede de parar jamais e isso te torna uma máquina, impedindo que você seja feliz por completo e satisfeito com sua vida.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também