O Brasil está enfrentando uma onda de calor em algumas regiões, com temperaturas beirando os 30°C, se tornando quase impossível transitar de carro pela cidade sem ligar o ar-condicionado. Entretanto, com a alta dos preços dos combustíveis, essa prática tem se tornado dolorosa para os motoristas. Isso porque o ar-condicionado consome cerca de 20% a mais de combustível. Por esse motivo, conheça abaixo algumas maneiras de utilizar o aparelho e economizar combustível.
Nunca utilize o ar com os vidros abertos
Essa regrinha se aplica a qualquer local que tenha ar-condicionado. É uma prática que gera um desperdício absurdo, fazendo com que o ar force a atingir uma temperatura fria que nunca será possível, já que as janelas estão abertas.
Além disso, vale uma conferida nas borrachas de vedação que ficam nas portas e janelas dos carros. Essas borrachas laterais auxiliam a diminuição da entrada do ar quente dentro do veículo.
Coloque a saída do ar-condicionado voltada para cima
Essa é uma técnica que envolve um pouco de física. Basicamente o ar frio é mais denso que o ar quente. Por esse motivo, ao colocar as saídas do ar viradas para o teto, o ar frio irá se deslocar para baixo, percorrendo de forma eficaz o veículo.
Espere o ar quente do veículo sair para economizar combustível
Deixou o carro no sol e ele ficou com aquele tradicional bafo quente? Não ligue o ar condicionado imediatamente, pois ele irá trabalhar o dobro ou o triplo para garantir a troca de temperatura no interior do veículo.
Assim, abra as janelas do carro antes mesmo de entrar no veículo, e aguardar alguns minutos até que o ar quente seja exalado. Caso não seja desconfortável para você, é possível fazer esse processo em movimento. Somente após isso você deve ligar o ar.
Altere a temperatura
É fato que a temperatura mínima do ar-condicionado irá consumir mais combustível. Portanto, sempre que possível altere entre as temperaturas.
O ideal é quando ligar o ar, deixar um período na temperatura baixa e com a ventilação máxima para resfriar rapidamente o ambiente. Logo após, coloque o aparelho em uma configuração mediana, isso exigirá bem menos do compressor.
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Faltou lembrar a troca do filtro do ar regularmente para melhorar o desempenho e eliminar as substâncias nocivas a saúde que nele permanecem
Faltou mencionar que pra economizar combustível use bicicleta..
O que deveria existir seria um motor elétrico para o compressor do ar condicionado e assim não utilizar força do motor do carro, a direção que era hidráulica e que utilizava força do motor hoje já não existe mais passando a ser direção elétrica muito mais leve e poupando o motor, e como até agora as montadoras não desenvolveram um ar condicionado elétrico?!
No meu carro eu já coloquei compressor elétrico, e gela, mais do que o compressor convencional que tinha no meu carro.
Na verdade já existe. Como você acha que funciona o ar condicionado do carro elétrico? Porém ainda é muito caro
O meu prisma 2014 não teve problema porque faz 12 km na cidade com ar ligado e se desligar o ar faz a mesma coisa.
Marquei três vezes pra tirar essa dúvida
O meu prisma 2014 não teve alteração no combustível
Partindo do princípio que está tudo bem com o ar-condicionado, tenho grande preferência pela opção automático; mantém a temperatura e, por si só, diminui a força de ventilação e, consequentemente, o esforço do compressor.
Outra opção, que não é ainda tão acessível, mas que eu tenho num dos meus carros, é o compressor elétrico.