5 erros que você NÃO pode cometer com e-mails de trabalho
Evite perder credibilidade no seu trabalho por conta de e-mails.
Ninguém gosta de receber um texto mal escrito, não é mesmo? E quando o assunto é e-mail de trabalho, a situação fica mais delicada ainda. Não é legal para você nem para o outro receber ou escrever um e-mail não profissional no ambiente de trabalho, mas a verdade é que é muito comum vermos alguns erros que podem ser prejudiciais.
5 erros para você não cometer com e-mails de trabalho
Para você ficar atento aos erros cometidos em e-mails de trabalho, confira a seguir uma lista com cinco erros que são bem comuns, mas que devem ser evitados.
Deixar o campo “assunto” sem nada escrito
Um dos erros comuns ao escrever e-mails é não incluir o “assunto”, sobretudo no âmbito profissional. Porém, esse deve ser o primeiro passo na hora de redigir a mensagem, justamente por ser a primeira coisa que o destinatário lerá. Se alguém recebe muitos e-mails, aquele que estiver sem assunto será provavelmente ignorado.
LEIA MAIS: Ferramenta ‘dedura’ textos gerados por Inteligência Artificial; conheça!
Enviar mensagens com detalhes e anexos faltando
Ninguém gosta de receber um e-mail de trabalho com tópicos faltando. Para evitar essa situação, sempre cheque tudo que é necessário, como nome do destinatário, assunto, datas, locais e motivos do e-mail. Assim, dificilmente você esquecerá algum detalhe. Além disso, lembre-se de anexar os arquivos necessários.
Ignorar a revisão do seu e-mail
Esse é um dos maiores erros que as pessoas podem cometer nesse sentido: enviar um e-mail sem revisá-lo antes. Nunca faça isso, afinal, você pode ter grandes problemas. Além disso, é desconfortável ler um e-mail com erros gramaticais e períodos escritos informalmente.
Ter um endereço de e-mail não profissional
Usar um e-mail pessoal em um ambiente de trabalho dá a impressão de que você não é muito profissional. Portanto, para evitar constrangimento, use seu e-mail de trabalho. Se você não tem um e-mail do tipo, pondere criar um somente para essa função, pois isso te trará benefícios.
LEIA TAMBÉM: 5 Recursos pouco conhecidos do Gmail que você deveria começar a usar!
Não ter assinatura no fim
Considere a assinatura como o cartão de visita para as pessoas. Esse “acessório” contém seu nome completo e informações de contato. Ele tem a função de auxiliar a pessoa que vai receber seu e-mail a identificar sua empresa e o seu cargo. É um acessório muito útil que facilita as comunicações e te torna mais profissional.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!