Dirigir pelo acostamento dá punição? Veja 7 situações que são permitidas!
O acostamento é para uso emergencial. Veja 7 situações em que você pode utilizá-lo sem receber punição!
Mesmo que já tenhamos visto alguns espertinhos tentando fazer a ultrapassagem ou até dirigir pelo acostamento, saiba que a prática é uma infração que gera uma multa de R$ 1.467,35, além de sete pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o acostamento tem a finalidade de ser uma via apenas para aqueles veículos que realmente precisem, ou seja, em casos de emergência (pneu furado, problemas na parte elétrica, etc). Inclusive trata-se de uma área utilizada também por pedestres e ciclistas quando não há calçadas e ciclovias, por exemplo.
Codigo de Trânsito Brasileiro
Art. 202. Ultrapassar outro veículo:
I – pelo acostamento;
II – em interseções e passagens de nível.
Infração: gravíssima.
Penalidade: multa (cinco vezes).
Além disso, existem alguns veículos que são exceções, ou seja, podem trafegar pelo acostamento, como as ambulâncias.
LEIA MAIS:
- Cuidados que você sempre deve ter antes de viajar – Veja os mais importantes!
- Multas de trânsito que não somam pontos, mas doem no bolso; veja quais são elas!
Confira 7 situações em que você não será punido por usar o acostamento:
- Conversão à esquerda: se precisa fazer um cruzamento, seja para retorno ou para virar à esquerda, na pista, mas o fluxo do trânsito está muito intenso, vá para o acostamento e aguarde até estar seguro para realizá-lo.
- Para que se adentre ou se saia dos imóveis.
- Veículos puxados por animais, como carroças: esses veículos devem sempre estar bem próximos à calçada, ou, quando não houver, devem trafegar pelo acostamento.
- Pedestres e bicicletas: quando uma via não dispõe de calçadas ou ciclovias, pedestres e ciclistas podem usar o acostamento.
- Alguns veículos de duas rodas: veículos de duas rodas que não atingem uma velocidade maior do que 50 km/h devem trafegar pelo acostamento, assim como aqueles que não atingem 50 cilindradas.
- Emergências: passou mal, sistema elétrico deu defeito ou aconteceu alguma emergência? Use o acostamento e evite acidentes.
- Carga e descarga: em situações em que um veículo precisa fazer uma carga ou descarga.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!