5 direitos que você tem em bares e restaurantes – e pode não saber!
Não pagar por desperdício ou mesmo entrar com comida de outro local são alguns dos direitos do consumidor previstos em lei.
Às vezes, reclamamos de hábitos tidos como comuns em muitos estabelecimentos quando nos alimentamos fora de casa. Porém, eles podem indicar comportamentos abusivos para com o consumidor, e para combatê-los, é preciso saber como proceder. Assim, sua experiência vai mudar significativamente ao conhecer alguns direitos que a gente não sabe que tem em bares e restaurantes, mas que estão em pleno funcionamento.
Confira 5 direitos que a gente não sabe que tem em bares e restaurantes
Taxa de serviço não é obrigatória!
Essa é uma determinação que às vezes vem escrita na conta ou no estabelecimento, e que os bares e restaurantes insistem em te convencer a pagar. Usam de muita persuasão para isso. Porém, não se engane, porque a taxa é uma sugestão que, por lei, você pode decidir pagar metade, inteiramente ou não pagar, se não quiser.
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Taxa de desperdício é ilegal!
Comum em rodízios e self-services, a taxa de desperdício na verdade é abusiva. É uma transferência de responsabilidade que o estabelecimento faz ao consumidor, pelo “prejuízo” que este supostamente causa por não consumir. Isso é proibido por lei, e o consumidor deve não só não pagar como denunciar o lugar que cobra a taxa.
Pode ir embora se o pedido demorar!
O Código de Defesa do Consumidor prevê que você pode ir embora sem problema algum para o seu bolso caso seu pedido demore muito tempo para chegar. Não se sinta coagido a pagar caso seja cobrado indevidamente.
Pode entrar com comida de outro estabelecimento!
O Código de Defesa do Consumidor frisa bem que nenhum estabelecimento pode te impedir de entrar com comidas de outro local, mesmo no caso de cinemas e shows. Saiba que ser barrado para que você restrinja seu consumo ao que tem no estabelecimento é uma prática abusiva de venda casada.
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Pode dividir o prato que pediu!
Existem estabelecimentos que proíbem ou cobram caso você divida um prato que pediu, que supostamente só serve uma pessoa. O Código de Defesa do Consumidor enfatiza que os locais devem disponibilizar louça para quem queira dividir qualquer prato. É abusivo proibir ou cobrar por isso, segundo a lei.
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