4 erros ao usar o vale-alimentação que podem custar BEM caro
O uso incorreto pode invalidar o seu direito a esse benefício. Veja mais detalhes!
Existem alguns erros que podem prejudicar o seu direito ao vale-alimentação e que você deve evitar, já que esse costuma ser um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores. Além disso, é muito comum que seus proprietários o confundam com o vale-refeição, levando-os à ilegalidade por não saberem usá-lo da forma correta.
Vale-alimentação x vale-refeição
O vale-refeição é normalmente usado durante o horário de trabalho para que os funcionários possam comer em restaurantes e lanchonetes. O vale-alimentação, por outro lado, tem como foco as compras em redes de supermercados, sendo mais completo e flexível para fazer despesas mensais.
Assim, por falta de conhecimento sobre o uso de ambos benefícios, muitas vezes pessoas pode causar problemas e, em alguns casos, até provocar a demissão por justa causa.
4 maneiras de invalidar o seu benefício
É necessário ficar atento ao que pode invalidar um benefício tão importante como o seu vale-alimentação. Às vezes são ações feitas com boa intenção ou por necessidade, mas isso não é correto e deve ser evitado pela sua segurança. Veja a seguir quais são os erros com o uso desse vale.
LEIA TAMBÉM: Costuma usar bancos online? Veja 4 erros graves que as pessoas cometem!
Emprestar para outras pessoas
Um dos erros mais cometidos pelos funcionários é permitir que alguém que não tem direito ao benefício o utilize. Isso pode resultar na suspensão do vale-refeição ou, se a empresa assim desejar, em punições ainda mais severas, como demissão.
Comprar itens que não são alimentícios
Para evitar cometer erros significativos, é importante também prestar atenção ao fazer as suas compras. Isso porque o benefício não pode ser utilizado para todo tipo de compra no mercado, como itens de limpeza e higiene pessoal. O uso deve ser restrito apenas para fins alimentícios.
LEIA MAIS: Vale-alimentação: 7 itens que você NÃO pode comprar com ele!
Comprar ração para o seu pet
Este é outro erro que muitos trabalhadores também cometem, aproveitando as rações que vendem em mercados. É importante evitar esse hábito, pois, como já mencionado, o benefício é para uso humano e não para consumo animal.
Vender o seu benefício
Essa prática é vista como perigosa para o beneficiário. Isso porque, conforme o Código Penal, ela pode resultar em punições ainda maiores para o empregado, por se tratar do crime de estelionato.
Se você curtiu esse tipo de conteúdo e está a fim de ler mais textos como esse, basta seguir navegando pelo Rotas de Viagem e descobrir a infinidade de conteúdos que temos por aqui!