Quer poupar bastante tempo na cozinha? Confira estas 4 dicas simples e práticas!
Quem não é fã de praticidade? Se você deseja diminuir o tempo que passa na cozinha, estas dicas irão lhe salvar.
A vida adulta é cercada por responsabilidades, e, muitas vezes, isso dificulta o processo de alimentar-se bem ou de passar horas na cozinha montando cardápios. Por isso, todo tempo ganho é útil. Tendo isso em vista, é importante ter técnicas que visam otimizar o seu tempo na hora de cozinhar e, além disso, prolongar a vida útil dos alimentos que foram comprados — afinal, nem sempre é possível cozinhar diariamente. Sendo assim, confira abaixo 4 dicas para economizar tempo na cozinha.
4 dicas para não passar tanto tempo cozinhando
Se você faz parte do time que gosta de manter os ingredientes frescos para otimizar o seu tempo na cozinha e, de quebra, aumentar a qualidade dos preparos, então você precisa seguir estas dicas.
Coloque as ervas na água para mantê-las frescas
As ervas são nutritivas e saborosas, e normalmente sempre sobram após se cozinhar algum prato. O que pode acontecer é você querer usá-las, mas acabar encontrando-as murchas. Elas murcham facilmente se não forem constantemente hidratadas. Por isso, uma solução rápida é colocá-las em um copo d’água, para que suas raízes absorvam essa água e as ervas se mantenham frescas por mais tempo. Porém, é importante separá-las conforme o tipo de caule.
LEIA MAIS: 5 alimentos que você não deveria comprar congelados
Coloque um cubo de gelo no arroz ao aquecê-lo novamente
Quem nunca fez arroz para comer por vários dias? Embora fazer arroz seja prático, nem sempre temos tempo para cozinhar uma nova leva todos os dias. Por isso, fazer arroz e separá-lo em porções é muito estratégico. O problema é que, com o tempo, ele fica ressecado e endurece. Uma técnica para que ele, ao ser requentado, não grude na panela e, assim, volte a parecer fresco, é colocá-lo em uma panela com um cubo de gelo. Essa pedra de água irá criar vapor d’água, que irá hidratar novamente o seu arroz.
Invista um tempo em organizar sua geladeira
Ter prateleiras com alimentos frescos e bem organizados não é só agradável esteticamente, mas também pode poupar bastante tempo na cozinha. Quando você mantém tudo arrumado e se livra de alimentos expirados ou sobras, facilita decidir o que preparar para as refeições. Dessa forma, não precisará mais perder tempo procurando fatias de frios escondidas ou revirando potes para encontrar aquele doce desejado.
Além disso, mesmo seguindo receitas, fica menos provável esquecer algum ingrediente importante. Afinal, ter que sair correndo para o mercado por um item esquecido é sempre frustrante e acaba tomando tempo precioso. E tem mais: uma geladeira organizada ainda pode ajudar a economizar energia. Pense na quantidade de tempo que você perde olhando sem rumo para a geladeira tentando decidir o que comer.
LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que perdem sabor e textura se congelados; evite colocá-los no freezer!
Faça “bifes” de frango quando ele estiver congelado
Cortar peitos de frango descongelado não é uma tarefa muito simples. Eles são escorregadios e muito maleáveis e, se você deseja estabelecer um padrão no corte, essas características dificultarão o processo. Uma técnica para isso é deixar os frangos congelados e, com o auxílio de uma luva térmica e uma faca bem amolada, fazer o corte dos “bifes”. Por estarem rígidos, será bem mais fácil fazer o corte, e você economiza muito tempo.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre agora no Rotas de Viagem e passe por todos os assuntos que te interessar!