Como fazer a sua aposentadoria durar mais? Veja 4 dicas valiosas!
Neste artigo, você vai aprender como fazer para aproveitar melhor a sua aposentadoria!
Todo mundo deseja aproveitar a aposentadoria com tranquilidade e sossego. Portanto, se você é uma das pessoas que querem viajar bastante e ter uma vida sem preocupações, veja, neste artigo, algumas dicas para aposentadoria e coloque em prática agora mesmo!
Afinal de contas, muito se fala sobre a gestão financeira para garantir uma aposentadoria satisfatória. Mas, o que fazer quando você já está aposentado e – ainda assim – o orçamento vive apertado e não sobra o devido espaço para o lazer?
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Sendo assim, continue lendo esse post até o final para conhecer algumas dicas para aposentadoria que vão permitir que você tenha mais dinheiro para aproveitar!
4 dicas de aposentadoria para colocar em prática
Determine as despesas mensais
O primeiro passo para fazer uma boa gestão da sua aposentadoria é estabelecer as despesas mensais. Isso porque, elas precisam estar proporcionais ao valor do seu benefício, sob risco de você ter em mãos uma bola de neve de dívidas.
Sendo assim, faça o levantamento de todas as suas contas mensais a pagar que são necessárias e elimine as dívidas supérfluas. Por exemplo, se você quase não fica em casa, a TV por assinatura pode ser dispensável!
LEIA MAIS:
- 3 benefícios do INSS que poucas pessoas sabem que existem
- Como funciona a aposentadoria na Argentina? – Idade mínima e condições
Não se esqueça da sua reserva de emergência
A reserva de emergência é um dinheiro que deve ficar guardado para os imprevistos, como é o caso dos problemas de saúde ou acidentes. Assim, você não precisará recorrer a um empréstimo.
Então, depois de pagar todas as suas dívidas, separe uma porcentagem da sua aposentadoria para guardar em uma conta bancária emergencial. De modo geral, o ideal é reservar 10% do valor.
Deste modo, em momentos em que você precisar de um valor a mais, você terá de onde tirar sem passar aperto.
Faça negociações
Se você está com muitas dívidas, o melhor a se fazer agora é tentar negociações. Dessa maneira, liste todas as despesas que você possui e entre em contato com cada uma das empresas credoras para tentar um acordo.
Com as negociações, você pode ganhar prazos melhores de pagamento, descontos ou diminuição dos juros. Afinal de contas, as empresas também estão interessadas em ter as dívidas pagas o quanto antes.
Anote tudo, essa é uma das dicas mais valiosas para cuidar da sua aposentadoria!
Por fim, as anotações evitam esquecimentos e ajudam na organização. Então, sempre deixe registrado as contas que você deve pagar, o valor que irá receber e o que sobrará. Dessa forma, ficará mais fácil de se planejar para os seus momentos de lazer.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!