Como perder medo de voar de avião? Veja 12 dicas de ouro!

Saiba como tornar sua viagem nas alturas cada vez mais prazerosa

O medo de voar de avião não é uma realidade apenas para iniciantes. Com bastante honestidade, mesmo quem pega ponte aérea semanal sente aquele frio na barriga quando o avião decola. Se este é o seu caso, confira nossas dicas infalíveis de como perder o medo de voar de avião.

Por mais calma que a pessoa seja, saber que está a quilômetros de altura sempre provoca aquele frio na espinha. Quando vem uma turbulência ou nuvens de mau tempo, então, não tem quem não dê aquela segurada na poltrona. Portanto, nada mais natural do que ter medo de viajar de avião. 

Ainda que as notícias sobre acidentes aéreos assustem, o fato é que este é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Por isso, vamos ajudar a resolver o seu medo de viajar de avião para ter experiências mais tranquilas. 

Como perder o medo de voar de avião – 12 dicas!

Descubra de onde vem o medo

O primeiro passo é descobrir o que realmente te causa medo em viajar de avião. É a altura que te aflige? Ou a iminência de uma tempestade que pode provocar turbulências mais severas? Depois, é preciso entender o medo, isto é, descobrir se se trata de pânico ou desconforto para avaliar a necessidade de ajuda profissional.

LEIA MAIS:

Pense de forma lógica

Esqueça os filmes de comédia do tipo “O piloto sumiu”. O processo de seleção dos pilotos e comissários é rígido e mesmo os aprovados passam por extenso processo de capacitação. Também não dê vazão à imaginação fértil, como uma janela estourando ou uma porta abrindo sozinha. São coisas praticamente impossíveis de acontecer. 

Aprenda sobre aviões

Você não precisa ser um expert em aviões, apenas ler sobre suas tecnologias, evolução em medidas de segurança e até as leis da física que o permitem voar. Sabendo disso, você entenderá como o avião é, sim, um meio seguro de viajar. 

Crie artifícios para acalmar a ansiedade

Funciona levar a bordo coisas que te distraiam, como livros, música e revistas. Hoje em dia, a maior parte das aeronaves têm sistemas de entretenimento com filmes, séries e até jogos. Dá para atravessar o mundo com a mente ocupada e perceber que, de repente, já está pousando em segurança. 

Concentre-se

Você já ouviu falar em mindfulness? Trata-se de uma técnica de concentração total na qual a pessoa foca totalmente no presente, percebendo sensações, sentimento e ambientes. Outra dica é a meditação, por meio da qual você consegue controlar a ansiedade. 

Elimine as preocupações antes do voo

Se você já tem ansiedade, procure formas de reduzir os gatilhos para preocupações, como coisas a fazer, documentação, etc. Então, prepare suas malas com antecedência, verifique todos os documentos, separe itens de distração e até aquele remédio para ansiedade. Vá fechando uma caixinha por vez até chegar ao momento da viagem. 

As turbulências são comuns – e o avião é feito para isso

Dá um nervoso quando a tribulação manda atar os cintos porque “estamos atravessando uma zona de instabilidade”? Saiba ser mais comum do que se imagina, afinal, uma máquina passa por nuvens e camadas atmosféricas! Você não está a bordo de um Titanic que se rasga com o iceberg, mas sim em um aparelho preparado para turbulências e tempestades. 

Conheça mais sobre isso: Turbulências são perigosas? Confira o que você precisa saber sobre o fenômeno!

Marque o assento longe da janela

Uma boa maneira de como perder o medo de voar de avião, especialmente se o medo vem da altura, é evitar sentar-se perto da janela. O ideal é sentar no corredor e, caso o vizinho ou vizinha não se incomode, pedir para manter a janela fechada. Do contrário, o simples fato de não olhar diretamente para baixo já alivia!

Não beba a bordo

Não estamos falando da água ou refrigerante servidos no serviço de bordo, mas daquele whisky ou vinho. Por mais tentador que seja tomar uma bebida para relaxar, a verdade é que o álcool pode piorar a ansiedade, uma vez a pressão interna potencializa seu efeito, ou seja, a pessoa fica bêbada mais depressa.

Logo, há o risco de se estressar e, ainda, estender a situação aos demais passageiros. 

LEIA MAIS: O que acontece se você beber álcool no avião? Confira os efeitos no seu corpo!

Converse com a tripulação

Diante de uma crise de ansiedade e até outro mal-estar, chame a tripulação. Ela é totalmente treinada para acalmar os passageiros em situações de estresse, especialmente o medo de viajar de avião.  

Pense na viagem

Está viajando de férias? Imagine-se chegando no destino e percorrendo todo o roteiro programado. Vai encontrar alguém que não vê há muito tempo? Planeje como matará a saudade. Sua viagem é a negócios? Faça também um planejamento positivo das reuniões e encontros marcados. Essa é uma forma e tanto de acalmar a ansiedade!

Esqueça as estatísticas

Sim, acidentes aéreos assustam porque são muitas pessoas morrendo em uma ocorrência só. Mas, eles são muito mais difíceis de acontecer do que acidentes de estrada. Então, esqueça as estatísticas de acidentes aéreos e foque naquelas que mostram o quanto elas são raras, se comparadas a qualquer outro meio de transporte. 

O avião está entre os meios de transporte mais seguros do mundo graças a controles de segurança e do próprio tráfego aéreo, além da constante capacitação da tripulação, da qual já falamos. 

Viu só como é possível perder o medo de voar de avião? Viajar é uma delícia e domando sua ansiedade você terá uma experiência muito prazerosa!

aviões
Comentários (0)
Adicionar Comentário