Com proporções continentais, o Brasil é o considerado o país com maior biodiversidade do mundo.
O nosso país abriga a maior floresta tropical do mundo, a maior área úmida tropical do mundo e uma variedade de ecossistemas terrestres e aquáticos.
Esses habitats são obviamente ricos em vida selvagem brasileira, tornando o país o primeiro em contagem de plantas e espécies de anfíbios, o segundo em mamíferos e o terceiro em aves, répteis e peixes.
A vida selvagem do Brasil é muito diversificada. Aqui é o lar de vários tipos de pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios.
Alguns dos animais que mais chamam a atenção no Brasil são a onça, a capivara, o tamanduá-bandeira, o tatu amarelo, o lobo-guará e o tucano toco. Temos uma grande variedade de bichos que vivem apenas em nosso território.
Confira alguns dos animais que existem apenas por aqui.
Animais que só existem no Brasil
Sapo Ponta-de-Flecha
Apesar de muitas pessoas acharem que a sucuri e a piranha podem ser os animais mais perigosos que temos no nosso país, esse sapo de 2,5 cm pode te matar se apenas encostar na sua pele. Ele é o animal mais venenoso que pode ser encontrado por aqui.
Ariranha
A ariranha é um animal que vive na Amazônia e é considerada uma das espécies mais vulneráveis devido à caça, além de correr risco de extinção. Elas vivem nos rios e florestas da região amazônica.
Tamanduá-bandeira
Esse gigante pode consumir cerca de 35.000 formigas e cupins por dia. Ele não é agressivo mas pode atacar se ele se sentir ameaçado. Suas garras tem 10 cm de comprimento e ele bate de frente com animais como a onça. Pode ser encontrado em locais do bioma Cerrado.
Lobo-guará
O lobo-guará é um dos animais que mais se destacam quando se fala fauna brasileira. Uma característica de destaque desse animal é seu pelo que fica ereto quando ele está em uma situação de perigo. Ele pode ser visto em grandes áreas de Cerrado.
Capivara
A capivara é um animal que pode ser encontrado em praticamente todo o Brasil. Ela é o maior roedor do mundo. Elas vivem próximas de rios e lagos. Elas comem gramíneas, plantas aquáticas, frutas e cascas de árvores.