Se você já fez alguma viagem de avião, certamente já deve ter se perguntado o que acontece depois que damos descarga no vaso sanitário durante o voo. Isso porque o transporte não possui um encanamento super elaborado como estamos acostumados a ver em nosso dia a dia.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós decidimos acabar com a sua curiosidade e te contar como funciona a descarga de avião. Confira a seguir!
Como eram os primeiros banheiros dos aviões?
Praticamente todo mundo já imaginou os dejetos do vaso sanitário caindo do fundo do avião sobre toda a terra, não é mesmo? Mas, para a sua surpresa, isso não é apenas uma imaginação! Esse cenário realmente costumava acontecer com os primeiros aviões.
Como eles eram mais primitivos e pouco tecnológicos, naquela época, as companhias aéreas colocavam vasos sanitários com um tipo de gel desodorizante e sanitizante azul que atuava combatendo o odor e eliminando os resíduos – nos banheiros dos aviões.
LEIA MAIS:
- Combustível de avião: Qual é utilizado? Onde ele é armazenado? Confira!
- Por que a janela do avião é redonda? Descubra!
E esse não foi o único problema da época. Além disso, as companhias tinham que armazenar diversos galões com os dejetos dentro dos aviões, o que era bastante pesado e resultava em desperdício de combustível e limite do espaço para os passageiros.
Com isso, os galões de armazenamento ficavam logo abaixo dos banheiros. Consequentemente, o cheiro às vezes chegava nas cabines e era uma situação bastante tensa e desconfortável.
Por fim, à medida que o avião ia descendo, ele soltava pedaços de gel azul misturado com fezes e urina, danificando casas, carros e o solo que estava abaixo.
E como funciona a descarga do avião hoje em dia?
No ano de 1975, James Kamper fez o primeiro projeto de banheiro de avião moderno, com uma poderosa sucção a vácuo e uma pequena quantidade de líquido desinfetante.
Agora, quando damos descarga no vaso sanitário de um avião, um alçapão na base se abre, o líquido Skychem é liberado e todo o dejeto é sugado com mais rapidez do que um carro de corrida de Fórmula 1.
Depois da sucção, os resíduos passam pelo encanamento até chegar à parte traseira do avião. Com isso, eles são armazenados em tanques lacrados e bem distante dos passageiros, até o avião pousar.
Por fim, depois que o avião pousa, um caminhão suga todos os resíduos armazenados e os joga no sistema de esgoto subterrâneo presente nos aeroportos.
Gostou de saber como funciona a descarga dos aviões modernos e antigos? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!