Você já ouviu falar do Slow Travel? Trata-se de uma filosofia de viagem que valoriza o tempo, o ritmo e a qualidade da experiência vivida, em vez da quantidade de atrações turísticas visitadas em um curto período. E você sabia que existem vários destinos super indicados para o Slow Travel no Brasil?
Antes de mais nada, vale ressaltar que, diferente do turismo convencional, que busca cumprir um roteiro lotado de atividades, o Slow Travel incentiva os viajantes a abrandar o ritmo, se conectar com a cultura local e aproveitar mais os lugares visitados.
E por que estamos falando disso tudo? Porque o Ministério do Turismo (MTur), em sua Revista Tendências do Turismo 2023, traz dicas valiosas para aqueles que buscam aproveitar as viagens com mais consciência e destinos que promovem a prática do Slow Travel no Brasil.
Falando mais sobre o Slow Travel
Viajar com tranquilidade, relaxar e aproveitar cada momento é a nova tendência do universo do turismo. O conceito de Slow Travel tem conquistado turistas do mundo todo, oferecendo menos obrigações e mais tempo para aproveitar a cultura local.
Essa forma de viajar busca, sobretudo, criar um equilíbrio entre a vida cotidiana e a experiência de viagem, dando prioridade ao bem-estar físico e emocional, à contemplação, à interação com o ambiente natural e às trocas culturais com os locais.
O Slow Travel também promove o turismo sustentável e a preservação do meio ambiente, incentivando práticas como o uso de meios de transporte menos poluentes e a valorização da culinária regional.
Ao adotá-lo, o turista pode explorar mais profundamente o destino, descobrindo lugares menos conhecidos e desfrutando de atividades que oferecem mais significado e aprendizado. O objetivo é que a viagem não seja apenas uma pausa na rotina, mas uma oportunidade de crescimento pessoal e de ampliação dos horizontes.
LEIA MAIS: Tirar fotos destes 7 itens pode te salvar em uma viagem – Anote aí!
Dicas para o Slow Travel no Brasil
Em um mundo cada vez mais acelerado e conectado, a prática do Slow Travel sugere que o turista abandone as tecnologias e mergulhe diretamente na cultura local. O turismo sustentável aliado ao turismo de experiência é recomendado, adotando atividades que tenham mais significado e ensinamentos durante a viagem.
Porém, é importante ter um roteiro adaptável que esteja aberto a imprevistos e aproveitar o local escolhido, priorizando o contato com a natureza. Durante a viagem, é fundamental reduzir o ritmo frenético da mente e desfrutar das belezas naturais.
Principais destinos
Para aqueles que buscam ambientes mais calmos e relaxantes, cachoeiras, praias, montanhas e lugares que desconectam o turista da cidade são ideais. E, sem dúvidas, o Brasil é um prato cheio para o Slow Travel.
Por exemplo, a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que proporciona o turismo de base comunitária e de experiência. Deste modo, permite ao viajante conhecer a natureza exuberante e a cultura de tribos indígenas. A região oferece artesanato, culinária regional e muitas belezas naturais.
Ademais, no sul do Brasil, a região serrana do Rio Grande do Sul, marcada pela colonização alemã, oferece temperaturas mais frias e uma gastronomia requintada. Além disso, Cambará do Sul, no mesmo estado, é uma região que apresenta paisagens impressionantes de cânions, cachoeiras e coxilhas, com pontos turísticos famosos, como o Cânion do Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza.
A região tem pousadas e campings com opções luxuosas para quem gosta de conforto, spas terapêuticos, experiências para casais e uma gastronomia que valoriza a produção local.
Outra opção para apreciar as belezas naturais do Brasil é a Península de Maraú, no sul da Bahia, com suas piscinas naturais, cachoeiras, ilhas e trilhas imperdíveis. Só para ilustrar, a região oferece atrações e atividades únicas, por exemplo:
- o pôr do sol na Ponta do Mutá
- passeios pelo centrinho de Barra Grande
- mergulhos nas piscinas naturais de Taipu de Fora e da Praia do Cassange
- Rio Carapitangui
LEIA TAMBÉM: Veja os 5 destinos europeus mais arriscados para a sua saúde!
Mais opções de destinos slow travel no Brasil
O Brasil é um país muito diverso e, por isso, tem inúmeras opções de destinos para quem quer praticar o Slow Travel. Por exemplo:
- Chapada dos Veadeiros, em Goiás: região famosa sobretudo pelas paisagens naturais incríveis, com cachoeiras, cânions e trilhas. Além disso, é possível encontrar diversas práticas de relaxamento e bem-estar, como yoga e meditação.
- Parque Nacional do Caparaó, entre Minas Gerais e Espírito Santo: região perfeita para o Slow Travel por favorecer sobretudo o contato com a natureza. Lá, temos o Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil, além de cachoeiras e diversas trilhas.
- Jalapão, em Tocantins: embora ainda relativamente pouco conhecida pelos turistas, a região oferece uma experiência única de contato com a natureza. Só para exemplificar, podemos encontrar cachoeiras, dunas e formações rochosas impressionantes.
- Bonito, em Mato Grosso do Sul: inegavelmente, uma região famosa pelas águas cristalinas e pela prática do ecoturismo. Entre suas principais atrações, estão a flutuação em rios, mergulho em lagoas e trilhas pela mata.
Esses são apenas alguns exemplos de destinos Slow Travel no Brasil, mas há muitas outras opções disponíveis em diferentes regiões do país.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular! celular!