Deixar o carregador ligado na tomada consome muita energia? Veja onde realmente mora o problema!
Apesar de gastar pouca energia, existe algo muito mais sério por trás do carregamento. Veja a seguir.
Muitas pessoas colocam seus celulares para carregar durante a noite inteira, a fim de economizar tempo e garantir que a bateria carregue totalmente até de manhã. No entanto, essa prática pode ser perigosa, devido a várias implicações do carregador de celular.
Nesse sentido, há mais pontos a se considerar do que apenas o custo de energia, que não é excessivamente alto devido ao carregamento noturno. Esta matéria fornecerá detalhes importantes sobre o assunto.
Deixar o carregador ligado na tomada gasta muita energia?
Mesmo após o seu celular atingir o carregamento completo, ainda existe gasto de energia. Por sorte, esse consumo é muito baixo e não possui um peso tão relevante sobre sua conta de luz.
Estima-se que, depois que atinge 100% a potência do carregamento, o carregador passa a cair para dois ou três watts, funcionando a uma potência muito pequena. Esse gasto é baixíssimo, especialmente em comparação com outros aparelhos ligados durante a noite em casa.
Se o carregador não estiver conectado a nenhum aparelho, o consumo cai para cerca de 0,5 watts.
LEIA MAIS: O que acontece se usar um carregador antigo no seu celular? Entenda!
O problema é outro
A grande questão, porém, é que o carregador de celular ligado na tomada por muito tempo pode gerar outros problemas, uma vez que o acessório se assegura de que o celular esteja em 100%, provocando diminuição nos ciclos de recarga da bateria (saiba mais aqui:Tirar o celular antes de carregar 100% pode danificá-lo? Pelo contrário!).
Ciclos de recarga da bateria do celular referem-se ao número de vezes em que é possível recarregar uma bateria que descarregou sem prejudicar seu desempenho. Cada bateria tem uma quantidade limitada de ciclos de recarga que pode suportar antes que comece a perder a capacidade de reter a carga. Com o tempo, a capacidade da bateria diminui gradualmente à medida que é usada e carregada repetidamente.
LEIA TAMBÉM: Por que seu celular demora tanto para carregar? 5 motivos explicam!
Em suma, deixar o celular carregando durante a noite não é um grande problema e não impacta grandiosamente na fatura de energia. Porém, afeta a vida útil da bateria pelo constante “carrega-descarrega” que acontece enquanto o aparelho está conectado ao carregador. Além disso, o superaquecimento que o ato provoca pode ser um problema, já que o calor excessivo pode danificar a bateria, a placa-mãe do celular e os outros componentes internos, causando problemas de desempenho e até mesmo podendo comprometer, por completo, o funcionamento do aparelho.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!