População aproximada a 3 milhões de pessoas, com o dobro de habitantes considerando a região metropolitana. Mais de 140 idiomas e dialetos falados e 50 km de praias, parques e marinas com vistas para a água. Toronto tem todos estes números, mas existem outros que interessam mais a quem deseja viver na capital multicultural canadense. Afinal, qual o custo de vida em Toronto e quanto é preciso ganhar para viver bem por lá?
A capital da província de Ontário está localizada no sul do estado, já na divisa com Nova York e Michigan. Para se ter uma ideia, Toronto está a menos de duas horas da cidade americana de Buffalo, na fronteira entre os dois países. Quase metade da população não é canadense, fator que traz uma diversidade imensa à cidade. Além disso, Toronto é sede de boa parte das indústrias no país, ainda que não seja a capital federal.
Isso faz com que apareçam oportunidades extensas de trabalho, atraindo gente de todas as partes do mundo. Em um país com índices de qualidade de vida invejáveis, viver em uma cidade conhecida pela alegria, diversidade, limpeza e segurança já é um prêmio. Porém, é importante saber qual é o salário necessário para viver bem e, acima de tudo, qual é o custo de vida em Toronto para programar uma vida confortável.
Custo de vida em Toronto?
Como tudo na vida, o lado bom de viver em Toronto tem seu preço! Morar lá, especialmente no centro, pode ser um tanto quanto caro, já que os aluguéis estão entre os mais altos do Canadá. O mesmo se pode dizer de outras despesas básicas, tais como telefonia, transporte e compras no mercado. De acordo com o LowestRates.ca, é necessário perceber remuneração anual de C$ 40.583 anuais para arcar com o custo de vida em Toronto.
Parece alto? Bom, para os padrões de Toronto, nem tanto, até porque os trabalhadores na cidade costumam ser bem remunerados. Isso significa que os salários normalmente acompanham o custo de vida. Para melhorar, o governo autorizou legislação que reajusta o salário mínimo em Ontário para C$ 14,00 por hora em 2017, com perspectivas de bater os C$ 14,60 em junho de 2020.
Neste cenário, é interessante considerar algumas dicas para lidar com os altos valores. Dividir apartamento é opção muito escolhida por quem opta em viver por lá. Comer em restaurantes sai mais caro do que cozinhar em casa, por isso, aprender pratos básicos ajuda bastante a economizar. Ter carro próprio sai mais caro que usar o transporte público, normalmente, de boa qualidade. Sem falar nas bicicletas, meio sustentável de locomoção.
O entretenimento gratuito em uma cidade cuja qualidade de vida é invejável torna-se opção barata e agradável. Toronto é cheia de parques, muitos deles abrigando eventos ao ar livre durante o verão. Mas, mesmo boates e cinemas têm truques para economizar. Algumas boates, por exemplo, têm entrada gratuita. Ainda, bares e restaurantes costumam participar de festivais e eventos promocionais para promover a gastronomia local.
Preços em Toronto
O custo de vida em Toronto pode ser calculado a partir dos preços de serviços básicos na cidade, como moradia, transporte e alimentação. Veja, a seguir, uma lista resumida dos principais itens consumidos. Lembre-se de que os valores estão sempre sujeitos a alterações.
Alimentação
- Menu básico no almoço (com bebida) no centro: C$ 19
- Combo em restaurantes fast food (Big Mac, por exemplo): C$ 11
- 500gr de peito de frango desossado: C$ 7
- 1l de leite integral: C$ 2.94
- Ovos (dúzia): C$ 3.83
- Batatas (1kg): C$ 2.32
- 1 garrafa de vinho: C$ 17
Moradia
- Aluguel: C$ 1.679 a C$ 2.769 por mês
- Utilidades (aquecimento, gás, eletricidade): a partir de C$ 103 por pessoa, por mês
- Internet: C$ 45 por mês
- Limpeza: C$ 23 por hora
Vestuário
- Calça jeans: C$ 65
- Par de tênis: C$ 112
- Vestido casual: C$ 55
Transporte
- Litro da gasolina: C$ 1.21
- Ticket no transporte público: C$ 145 mensais
- Tarifa básica do táxi (horário de pico): C$ 20 a cada 8km
Cuidados pessoais
- Remédios para resfriado: C$ 11 o kit
- Consulta médica privada: C$ 105 (15 minutos)
- Pasta dental: C$ 2.14
- Shampoo 2 em 1: C$ 5.21
Entretenimento
- Jantar simples para dois: C$ 59
- Cerveja (500ml): C$ 8
- Cinema: C$ 31 para dois
- Tarifa para celular: C$ 0.43 o minuto
Como se vê, viver em Toronto aparentemente não é barato, mas é importante considerar que os salários acompanham o custo de vida. No entanto, a qualidade de vida proporcionada pela cidade compensa as despesas e fazem valer a pena qualquer truque válido para economizar.