Conheça 13 dos museus mais estranhos – e interessantes do mundo!

De privadas a esqueletos, conheça as mais divertidas exposições pelo mundo 

Quando a gente fala em visitar um museu, sempre nos programamos para apreciar pinturas e esculturas valiosas, não é mesmo? Só que os museus mais estranhos do mundo mostram que, nem sempre, as melhores exposições obedecem a um padrão! 

Obviamente, o propósito dos museus, por mais diferentes que sejam, permanece: mostrar e valorizar os elementos culturais de determinado povo. Mas, essas narrativas não precisam ser necessariamente por objetos e obras de arte. 

Então, abra a sua mente e aceite que, por mais excêntricas que sejam, as exposições dos museus mais estranhos do mundo são verdadeiras janelas para a história e cultura. 

13 museus mais estranhos do mundo

Museu dos Relacionamentos Quebrados (The Museum of the Broken Relationships)

Criado por dois artistas, o museu fica em Zagreb, na Croácia, e como o próprio nome já diz, expõe objetos sentimentais de relacionamentos terminados. As peças vão de torradeiras roubadas por vingança até machados usados para quebrar móveis de um antigo amor. 

Ao lado de cada objeto, a descrição de suas histórias, seja de traição ou perda. O museu tem uma filial em Los Angeles, uma paródia a Hollywood, a terra dos sonhos despedaçados. O site do museu traz toda a história de cada loja. 

LEIA MAIS:

Chez Galip Hair Museum

Você já imaginou visitar um museu de cabelo? Mais ainda, algum localizado sob uma loja de cerâmica? Pois, essa é a experiência oferecida pelo Chez Galip Hair Museum, um dos museus mais estranhos do mundo. 

O museu fica em Avanos, na Turquia, e tudo começou quando uma amiga de Chez Galip, um renomado artista, deixou uma mecha de cabelo antes de partir. Outras mulheres ficaram sabendo e resolveram deixar suas próprias lembrancinhas. 

Hoje, o museu reúne mais de 16 mil mechas de cabelo, cada uma com o nome da mulher a quem pertencia. Você mesma pode deixar a sua se quiser! Saiba como tudo é por dentro pelo site do museu.

Museu Internacional de Espionagem (International Spy Museum)

Esse fica em Washington e vai agradar os fãs de espionagem. O museu abriga mais de 750 artigos relacionados a missões, entre eles, alguns usados pela KGB durante a Guerra Fria. A experiência não para por aí! 

Na Undercover Mission, o visitante é testado, rastreado e até interrogado. Mais informações e atrações podem ser visualizadas pelo site do museu. 

Museu da Feitiçaria e Bruxaria Islandesas (Museum of Icelandic Sorcery and Witchcraft)

O museu localizado em uma península da Islândia remonta aos temíveis tempos do século XVII, quando pelo menos 100 pessoas foram queimadas sob a acusação de bruxaria. Um dos objetos mais assustadores é um par de calças feitas com pele humana. 

Isso por si só já garantiria um lugar na lista dos museus mais estranhos do mundo. Mas lá também estão expostos feitiços, runas e esqueletos. A verdade é que o museu expõe a inclinação humana em sempre perseguir aqueles que não se encaixam em um padrão. Saiba mais no site do museu. 

Museu da Arte Ruim (Museum of Bad Art)

Esqueça obras de valor incalculável graças ao talento de um grande artista. No Museum of Bad Art, em Massachusetts, celebra-se a proeza de fazer arte ruim, mesmo. O museu fica no porão de um cinema de 1912 e traz peças muito intrigantes. 

Uma delas é uma pintura a óleo sobre tela encontrada no lixo, portanto, de artista desconhecido – que deu início ao museu. E, se você pensa que são obras desprezadas, mude seu conceito! 

Há todo um processo rigoroso de seleção das obras que serão expostas. Tanto que algumas telas já foram roubadas e, felizmente, recuperadas. 

O Museu do Coelho (The Bunny Museum)

Venha pular e pular no The Bunny Museum, na Califórnia, onde estão expostos mais de 35 mil itens, desde um anel da Roma Antiga com o desenho de um coelho até um relógio fofíssimo que marca as horas com um sininho. 

O museu é gerido por um casal apaixonado por coelhos e, muito mais do que lucros, visa mostrar ao mundo as injustiças já sofridas por estes pequenos animais. 

LEIA MAIS:

As 10 maiores bibliotecas do mundo para amantes da literatura

O Museu do Cup Noodle (Museum of Cup Noodle)

Você leu certo, existe um museu inteirinho para este macarrão instantâneo, em Yokohama, no Japão! Lá, tem uma réplica da cabana onde o macarrão que salva seus momentos de fome foi inventado por Momofuku Ando. 

Outra experiência saborosa é escolher, entre as 5.460 combinações, aquelas ao seu gosto para criar sua própria receita de Cup Noodles. Legal, né? Vem saber mais no site do museu.

Cancun Underwater Museum

A bela Cancun não é só praia, mas também, muita história e arte! Lá, você encontra o Cancun Underwater Museum, entre o balneário e a Isla Mujeres. São 473 esculturas variadas, incluindo a de um Volkswagen Beetle. 

Para apreciar as esculturas, o museu organiza mergulhos diários de visitação com até 10 metros de profundidade. Porque, como você leu, ele fica literalmente debaixo d’água. Mas, se você não é uma pessoa adepta ao mergulho, tem outras opções. 

Com snorkel ou no barco com paredes de vidro, tem uma galeria menor, em Punta Nizuc, com 33 esculturas. Entre elas, O Jardineiro da Esperança, ou The Gardener of Hope, onde corais crescem em vasos de flores ancorados no fundo do oceano.  

Museu dos Livros em Miniatura (Museum of Miniature Books)

No Azerbaijão, tem um museu que entrou para o Guinness Book como a maior coleção particular de livros em miniatura do mundo. O Museum of Miniature Books tem cerca de 5.500 exemplares provenientes de mais de 60 países. 

São peças variadas, desde livros infantis a uma coletânea de músicas dos Beatles. Mas, as peças mais valiosas são uma cópia em miniatura do Alcorão, publicada em 1672, e uma edição original do Eugene Onegin, publicada em 1837. 

Derwent Pencil Museum

A história do lápis de cor inteiramente contada em um só lugar, já pensou? Sim, esse lugar existe e fica na Inglaterra. Desde a descoberta de um depósito de grafite, ainda nos anos 1500, até a introdução do primeiro lápis de cor, em 1983.

Conheça um pouco da história no site do museu.

Museu das Múmias

A pequena Guanajuato, cidade declarada patrimônio mundial pela Unesco, tem um museu inteiramente dedicado a múmias. Mas, não são aquelas do Egito não! No século XIX, as famílias não tinham dinheiro para enterrar os corpos de seus entes. 

Então, centenas foram enterrados em criptas do panteão de Santa Paula para que, posteriormente, pudessem ser exumados. Todos passaram por um processo natural de mumificação por fatores climáticos. 

Agora, os cadáveres estão expostos no Museu das Múmias, ou Museo de Las Momias. Entre eles, restos mortais de crianças.

Sulabh Museu Internacional das Privadas

É, gente, tem um museu só de privadas na Índia, mais precisamente, em Nova Delhi. Mas, não apenas dos artefatos, como também da história da higiene e saneamento desde 2.500 a.C. A ideia desse que é mais um dos museus mais estranhos do mundo é difundir o uso da privada pelo país que, infelizmente, tem graves problemas sanitários. Visite o site do museu aqui. 

Museu Fálico da Islândia

A Islândia também tem mais um museu interessante, o Museu Fálico. O acervo é dedicado à genitália masculina, com 215 exemplares conservados em formol, não só de homens, como animais, inclusive em extinção. Confira aqui o site oficial do museu.

Gostou de conhecer alguns dos museus mais estranhos do mundo? E, falando em curiosidades, confira porque algumas estátuas antigas não têm nariz!

Comentários (0)
Adicionar Comentário