Conheça as 18 pontes mais famosas do mundo e impressione-se!

Ícones da engenharia que se destacam pela estrutura e importância em suas cidades

As pontes são uma das melhores estruturas arquitetônicas feitas pelo homem que, ao longo dos anos, as vem utilizando para preencher as lacunas entre os obstáculos físicos. Algumas delas estão entre as pontes mais famosas do mundo. 

Parte vital das infraestruturas de regiões ao redor do mundo, as pontes ganham grande importância não só por facilitar o transporte como também por se tornar símbolos icônicos. Por isso, muitas viraram ícones pela influência e engenharia. 

A seguir, trouxemos uma lista com das pontes mais famosas do mundo. 

18 pontes mais famosas do mundo

Chapel Bridge

Construída sobre o rio Reuss, na Suíça, a Chapel Bridge tem estrutura inteiramente de madeira e é uma da mais antigas da lista. O projeto é do início de 1300 e teve o objetivo de proteger os moradores de Lucerna dos ataques estrangeiros. 

Outra característica desta ponte são as pinturas em seu interior, todas retratando eventos do século XVII. Por isso, a Chapel Bridge é uma das pontes mais famosas do mundo.  

Brooklyn Bridge (Ponte do Brooklyn)

A Brooklyn Bridge, em Nova York, também é uma das pontes mais famosas do mundo. Construída  em 1883 sobre o East River, a ponte liga o Brooklyn a Manhattan. Além de interligar dois lugares simbólicos, a ponte tem uma passarela e pista para ciclistas. 

Vale lembrar que, após o ataque de 11 de setembro, a passarela da Brooklyn Bridge serviu como meio de passagem, uma vez que outras vias foram bloqueadas.

LEIA MAIS: História e curiosidades sobre a Ponte Golden Gate, nos EUA

Tower Bridge

A emblemática Tower Bridge, em Londres, está entre as pontes mais famosas do mundo. Construída sobre o rio Tâmisa, tem vista espetacular da cidade, além de combinar a estrutura de ponte basculante e suspensa.  

A ponte tornou-se destino turístico famoso, além de cenário para muitos filmes comerciais. Suas duas torres são conectadas por duas passarelas que ajudam a manter o equilíbrio da própria estrutura, além de apoiar as seções suspensas. 

Sydney Harbour Bridge

A Sydney Harbour Bridge, na Austrália, é praticamente um cartão postal de Sydney. A ponte levou quase oito anos para ser finalizada e todo o tempo empreendido é evidenciado pela engenhosidade. O aço da estrutura expande ou contra conforme a variação da temperatura. 

Seu ponto mais alto fica a uma altura de 134 metros e a ponte é um dos locais mais fotografados da cidade.

Charles Bridge (Ponte de Carlos)

A Charles Bridge ou Ponte Carlos fica em Praga, capital da República Tcheca. Sua construção começou em meados de 1300 sobre o rio Vltava, sob o reinado de Carlos IV, daí o seu nome.

Sua posição entre as pontes mais famosas do mundo se dá por vários motivos. Um deles é ser responsável por interligar a cidade antiga ao castelo em Praga. Consequentemente, tornou-se importante conexão comercial. Sem falar na beleza de sua estrutura.

Stari Most

A icônica Stari Most fica na Bósnia e Herzegovina, na cidade de Mostar. Uma das pontes mais famosas do mundo se destaca por ser extravagante e cercada pela vegetação espetacular. Construída sobre o rio Neretva, fica ainda mais bela com as colinas do fundo. 

Justamente por ser sob o rio, os jovens costumam pular da ponte para nadar e se divertir. 

Rialto Bridge (Ponte Rialto)

Rialto Bridge (Ponte Rialto)

A beleza cênica da Itália fica ainda mais expressiva por suas pontes. A Ponte Rialto é uma delas. A bela estrutura arquitetônica sobre o Grande Canal de Veneza. Das quatro outras ali existentes, esta inclusive é a mais antiga, além de uma das pontes mais famosas do mundo.

A ponte foi projetada por Antonio da Ponte e concluída no final de 1500. A ideia original era substituir uma ponte de madeira nas proximidades, no entanto, acabou enfrentando críticas que previram sua queda também. Porém, desafiando a engenharia, segue de pé até hoje. 

LEIA MAIS: Conheça os estádios de futebol de Londres

Si-o-se Pol

(Corina Möller, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

 

Esta é uma das pontes mais famosas do mundo que oferece bela vista durante a noite. A Si-o-se Pol fica em Isfahan, no Irã, tem 300 metros de comprimento e 14 metros de largura. Originalmente, possuía 40 arcos e, agora, tem 33 arcos refletidos sobre o rio Zayanderud. 

Feita de tijolos e pedras simples, a ponte foi aberta ao público no início de 1600.

Ponte Vecchio

A simbólica Ponte Vecchio, em Florença é, sem dúvidas, uma das pontes mais famosas do mundo. Construída sobre o rio Arno no período medieval, permanece intacta até hoje, acompanhada pelas lojas construídas ao longo de seu curso. 

Viaduto de Millau

A ponte do viaduto de Millau oferece uma das vistas mais pitorescas desta lista. Tanto que o limite de velocidade para passar sobre ela foi reduzido para esta finalidade. A ponte é suspensa por uma série de cabos, formando desenho arrojado.

Além de ser uma das pontes mais famosas do mundo, está também entre as mais altas, medindo cerca de 340 metros de altura, ou seja, mais alta que a Torre Eiffel.

Aqueduto Pont du Gard

Construído no Império Romano, o Aqueduto Pont du Gard fica no rio Gardon, na França. Estruturada ao longo do ano 19 aC até 150 dC, a ponte é construída com pedras e oferece vistas deslumbrantes do Gard.

Royal Gorge Bridge

(Hustvedt, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Construída a 359 metros sobre o rio Arkansas, a Royal Gorge Bridge é uma das pontes mais famosas e mais altas do mundo. Localizada em Canon City, nos Estados Unidos, atrai aventureiros viciados em adrenalina que gostam de pular dela com pára-quedas. 

Ponte Seri Wawasan

Situada na cidade de Putrajaya, na Malásia, o Seri Wawasan Bridge é uma ponte estaiada com sistema de semi-ventilador. Com vistas para paisagens surpreendentes, é uma das principais pontes da cidade e a liga à Ilha Core.

Lupu Bridge

(Glabb, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

 

Uma das maiores pontes em arco de aço do mundo, a Lupu Bridge está situada em Xangai, na China. A uma altura de 3.900 metros, a ponte é construída sobre o rio Huangpu, perto do Expo Park.

Ponte Jiaozhou Bay

Mundialmente famosa por ser a ponte mais longa sobre a água, a Jiaozhou Bay Bridge fica na China e foi aberta em 2011. Com extensão aproximada a 41 km, é a fusão perfeita de ponte suspensa e de cabo, resistindo a terremotos, desastres naturais, etc.

Ponte Vasco da Gama

Atravessando o lindo rio Tejo, a Ponte Vasco da Gama está localizada perto de Lisboa, em Portugal. A ponte foi construída para reduzir o congestionamento do tráfego durante a Feira Mundial de 1998. Tem vistas deslumbrantes sobre o rio e paisagens adjacentes.

Ponte Khaju

A Ponte Khaju remonta ao século XVII e foi cuidadosamente construída para regular o fluxo do rio Zayanderud. Localizada em Isfahan, no Irã, exala uma vibração mística e oferece vistas paradisíacas. A ponte de arquitetura persa também abriga reuniões públicas.

Ponte Wind and Rain

A Wind and Rain Bridge é um marco pitoresco situado no condado de Sanjiang, na China. A ponte foi construída em 1916, totalmente de madeira, e atravessa o rio Linxi. Assemelha-se a um arco-íris e é uma das atrações mais importantes da região. 

Gostou de conhecer as pontes mais famosas do mundo? Conheça mais maravilhas ao redor do mundo em nosso site

Comentários (0)
Adicionar Comentário