Conheça a moto que não cai da Honda – e veja em ação!
Tecnologia da Honda é capaz de manter a moto equilibrada mesmo sem ninguém sobre ela
Quando falamos de motocicletas, uma das grandes preocupações de pilotos e daqueles que querem aprender a pilotá-las é a segurança, não é mesmo? Apesar de todo investimento em produtos de segurança como capacetes, para muitos, manter o equilíbrio nesses veículos não é tão fácil. Felizmente, as fabricantes investem pesado em tecnologia para garantir mais estabilidade para os seus clientes. Inclusive, a Honda criou um assistente capaz de fazer alguns modelos andarem sozinhos. Conheça abaixo a moto que não cai e a tecnologia por trás dela.
O que é o Riding Assist?
Há muitos anos que a Honda, uma das maiores fabricantes de moto do mundo, investe em tecnologias nesse setor. Por conta disso, em 2017 surpreendeu a todos do mercado quando apresentou o Riding Assist, uma tecnologia capaz de fazer com que a moto ande até mesmo sozinha.
LEIA MAIS: Quanto tempo dura a bateria de uma moto? Saiba como fazê-la durar mais!
Segundo a empresa, o objetivo é fazer com que o veículo possa se equilibrar sem a interferência do piloto em baixas velocidades.
É uma adaptação excelente para enfrentar o trânsito e os engarrafamentos das grandes cidades. No geral, a ferramenta vem passando por mudanças constantes, sempre trazendo alguns saltos tecnológicos e mais eficácia em sua função.
Como funciona a tecnologia da moto que não cai?
Antes, o Riding Assist mudava o ângulo da coluna de direção pela longitude, então acaba alterando a distância entre os eixos além do esterço do guidão. Agora, o sistema e os sensores responsáveis por manter o equilíbrio atual ficam particularmente na roda traseira. Para isso, conta com dois atuadores comandados por servo-motores elétricos conectados à unidade de controle eletrônico.
LEIA TAMBÉM: Motos elétricas: Confira as 5 dúvidas mais frequentes!
Ao mesmo passo, a balança de suspensão acaba se deslocando de forma transversal, o que acaba possibilitando replicar aquele movimento de equilíbrio feito pelo piloto. Caso esteja curioso para saber quando a novidade chegará ao mercado, pode ser que isso ainda demore alguns anos, mas a Honda está fazendo de tudo para adicioná-las aos modelos mais casuais.
Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem!