Companhia aérea oferece $1.600 para passageiros deixarem o avião – Entenda!
Por que a Delta está compensando passageiros que optam por sair do voo?
A prática de ser eliminado de um voo de última hora pode ser desanimadora e arruinar uma viagem que você esperava há meses. No entanto, algumas companhias aéreas estão adotando uma abordagem diferente e oferecendo compensações generosas aos passageiros afetados.
Um exemplo é a Delta Air Lines, que recentemente ganhou destaque por oferecer aos passageiros uma compensação de $1.600 para que deixassem seus voos lotados.
Voos lotados ou “overbooking”
A Delta Air Lines justificou essa prática como uma forma de capacitar seus funcionários a cuidar dos clientes e garantir partidas pontuais. A companhia acredita que oferecer compensações aos passageiros voluntários que concordam em pegar voos posteriores quando os voos estão lotados é uma maneira eficaz de lidar com a situação.
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Vários vídeos virais compartilhados no TikTok mostraram passageiros da Delta Air Lines pegando seus pertences após serem informados de que receberiam $1.600 para sair do voo. Outros passageiros no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, receberam $1.300 cada para serem acomodados em um voo no dia seguinte.
A prática não é ilegal
Essa prática de eliminar passageiros de voos é conhecida como “embarque negado” e ocorre quando há mais passageiros reservados para voar do que assentos disponíveis.
O Departamento de Transportes dos EUA afirma que essa prática não é ilegal, pois as companhias aéreas geralmente superestimam o número de passageiros que comparecerão ao voo para compensar possíveis cancelamentos.
No entanto, às vezes, os passageiros são prejudicados devido a práticas de vendas excessivas. No período de janeiro a março deste ano, a Delta foi a companhia aérea com o maior número de passageiros eliminados voluntariamente, de acordo com o Relatório do Consumidor de Viagens Aéreas do Departamento de Transportes.
Segundo o DOT, as companhias aéreas devem primeiro solicitar voluntários para desistir de seus assentos em troca de compensação antes de eliminar alguém do voo involuntariamente. As companhias aéreas podem oferecer compensação em dinheiro ou vouchers, e não há um limite específico para a quantidade que pode ser oferecida.
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Em “certas situações”, os passageiros têm direito a compensação quando são eliminados involuntariamente de um voo com excesso de vendas. No entanto, a companhia aérea pode negar compensação em casos de restrições de peso, razões operacionais ou de segurança.
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