Hackers estão furtando veículos e te contamos como evitar – Fique atento!

Confira como ele é feito e se você está correndo riscos!

Os carros mais modernos hoje em dia são equipados com diversas tecnologias que trazem conforto e praticidade para quem dirige. Uma delas, é o novo método de abertura de portas e para dar partida, o qual é feito através do sistema keyless, com o qual não é necessário chave, apenas a aproximação do motorista.

Entretanto, esse método tem despertado o interesse de bandidos que conseguem hackear o sistema e levar o carro facilmente em poucos segundos, sem precisar de nenhum esforço físico para isso. Descubra abaixo como funciona e de que modo você pode se proteger!

Como funciona?

Na grande maioria dos casos os bandidos estão sempre em duplas. O primeiro deles consegue clonar o código da chave original através de um aparelho que normalmente fica dentro de uma mochila.

Modelo de chave keyless de carro

Em seguida, esse código hackeado é transmitido para um smartphone que possui uma tecnologia semelhante de aproximação. Assim, ao se aproximar do veículo com o smartphone, será possível destravar as portas e dar partida no carro.

LEIA MAIS:

Assim, tudo é feito em poucos minutos, sem despertar suspeitas. Os equipamentos para a prática são inclusive vendidos na internet. Isso porque é bem mais fácil fazer esse tipo de furto, do que o furto de carros convencionais, que possuem a chave comum.

Existe carros mais seguros que outros

O código de segurança que protege as chaves keyless é reconhecido pelo carro, que através disso executa a função de destrancamento e partida. Entretanto, existem modelos que adicionam uma camada de segurança nesse código, fazendo ele ser modificado toda vez que o carro é trancado.

Além disso, as montadoras também podem acrescentar formas mais eficazes de criptografar esses códigos, que apenas um hacker muitíssimo experiente teria a capacidade de roubar.

Como se proteger

Como o código é copiado da chave original, já são vendidos na internet alguns estojos que bloqueiam o sinal da chave quando é colocada dentro. Também, é possível embalar a chave em papel alumínio, entretanto essa técnica não é muito segura, podendo apresentar brechas que o bandido pode acessar e clonar!

Estojo de bloqueio contra clonagem de chave de carro

Para ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui!

carrofurtofurto de carro
Comentários (0)
Adicionar Comentário