Os carros mais modernos hoje em dia são equipados com diversas tecnologias que trazem conforto e praticidade para quem dirige. Uma delas, é o novo método de abertura de portas e para dar partida, o qual é feito através do sistema keyless, com o qual não é necessário chave, apenas a aproximação do motorista.
Entretanto, esse método tem despertado o interesse de bandidos que conseguem hackear o sistema e levar o carro facilmente em poucos segundos, sem precisar de nenhum esforço físico para isso. Descubra abaixo como funciona e de que modo você pode se proteger!
Como funciona?
Na grande maioria dos casos os bandidos estão sempre em duplas. O primeiro deles consegue clonar o código da chave original através de um aparelho que normalmente fica dentro de uma mochila.
Em seguida, esse código hackeado é transmitido para um smartphone que possui uma tecnologia semelhante de aproximação. Assim, ao se aproximar do veículo com o smartphone, será possível destravar as portas e dar partida no carro.
LEIA MAIS:
- Afinal, scooters elétricas precisam da CNH? Veja o que modificou no código de trânsito!
- 8 Itens essenciais para você ter dentro do carro – Confira!
- Vai pra praia? Saiba como proteger seu carro dos efeitos da maresia
Assim, tudo é feito em poucos minutos, sem despertar suspeitas. Os equipamentos para a prática são inclusive vendidos na internet. Isso porque é bem mais fácil fazer esse tipo de furto, do que o furto de carros convencionais, que possuem a chave comum.
Existe carros mais seguros que outros
O código de segurança que protege as chaves keyless é reconhecido pelo carro, que através disso executa a função de destrancamento e partida. Entretanto, existem modelos que adicionam uma camada de segurança nesse código, fazendo ele ser modificado toda vez que o carro é trancado.
Além disso, as montadoras também podem acrescentar formas mais eficazes de criptografar esses códigos, que apenas um hacker muitíssimo experiente teria a capacidade de roubar.
Como se proteger
Como o código é copiado da chave original, já são vendidos na internet alguns estojos que bloqueiam o sinal da chave quando é colocada dentro. Também, é possível embalar a chave em papel alumínio, entretanto essa técnica não é muito segura, podendo apresentar brechas que o bandido pode acessar e clonar!
Para ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui!