Desejar e ter a possibilidade de comprar um objeto é muito satisfatório. No entanto, o capitalismo nos leva, muitas vezes, a adquirir coisas que não são necessárias. Por isso, devemos identificar se as compras que fazemos são realmente essenciais ou se já se tornaram um hábito compulsivo. Veja a seguir como identificar indícios de compulsão.
Sinais de compulsão por compras
1. Aplicativos
Ter aplicativos de lojas virtuais, como Shein, Amazon Shopping e Shopee, instalados no celular não é necessariamente um problema. Às vezes, planejamos fazer uma cotação nesses aplicativos, buscando por itens que pretendemos adquirir com antecedência, o que é válido.
O problema surge quando baixamos esses aplicativos e passamos horas do dia procurando e visualizando itens que nos agradam momentaneamente, mas que, na verdade, não precisamos comprar e nem nos planejamos para comprar.
2. Gastos excessivos
Quem tem compulsão por compras tem dificuldades em se estabilizar financeiramente. Acabam não conseguindo poupar dinheiro e vivem sempre gastando mais do que possuem.
É claro que existem pessoas que, infelizmente, estão endividadas por receberem salários tão baixos que não conseguem suprir as necessidades básicas da família. Mas esse não é o caso daqueles que têm compulsão por compras!
Às vezes, as pessoas que gastam demasiadamente com roupas, sapatos e itens que compram somente em momentos de raiva e tristeza sequer aproveitam adequadamente esses bens, pois se esquecem de que os adquiriram e acumulam objetos que jamais utilizam.
3. Falta de controle financeiro
Quem tem compulsão por compras não tem nenhum controle financeiro. A compulsão é um problema sério, que requer tratamento e ajuda profissional.
No entanto, a falta de controle financeiro também está relacionada à falta de educação financeira. Em alguns casos, as pessoas não compram excessivamente, mas não possuem o conhecimento necessário para organizar as finanças. É importante fazer cotações antes de escolher os produtos, planejar o gasto de um valor fixo por mês e reservar uma pequena quantia, como R$ 50,00, por exemplo.
4. Compras impulsionadas pelas emoções
Um grande problema das pessoas que compram por impulso é que geralmente escolhem fazer isso quando estão sofrendo com emoções intensas.
Por exemplo, se brigam com o namorado, a pessoa decide que merece uma roupa nova para se sentir valorizada. O que era apenas a compra de um vestido acaba se tornando um hábito prejudicial.