Por ser um país tropical, o Brasil sofre muito com a incidência solar em todo o ano, mesmo durante as estações mais frias, como no outono ou inverno. Esse sol que emite radiação, como os raios ultra violetas (UV), atingem a saúde humana, mas também pode danificar produtos e equipamentos.
Nesse caso, um dos itens que mais sofrem com a ação do sol constante são os veículos que ficam expostos constantemente sob ele. Isso porque dentro e fora do carro, existem partes de plástico, fibras, couro e tinta, que são atingidos pelo sol.
Por esse motivo, veja abaixo como proteger o carro do sol e evitar que ele sofra danos!
Como proteger o carro do sol? 4 dicas!
Uso de isolamento
Uma das maneiras mais baratas e simples de proteger as peças mais sensíveis do veículo, é colocando película protetora nos vidros, que vão barrar parte da entrada da luz UV e infravermelha. Além disso, é recomendado colocar, sempre que possível, os protetores no para-brisa, podendo ser até aqueles mais simples de alumínio.
Dessa forma, diminuirá o impacto dos raios em portas, painel, maçanetas, e demais itens, que sofrem com o famoso “efeito estufa”, devido ao calor concentrado dentro de um carro fechado.
LEIA MAIS:
- Aprenda a tirar as manchas mais comuns do banco do seu carro – Confira dicas rápidas!
- Vai viajar? Confira os cuidados que você deve ter com o seu celular!
- Vai pra praia? Saiba como proteger seu carro dos efeitos da maresia
- 14 acessórios indispensáveis de GoPro para viagens!
Capa de proteção
Se você estaciona seu carro sobre o sol em sua rua ou condomínio, por exemplo, uma possibilidade é usar as capas de proteção que recobrem todo o veículo. Essa é uma opção mais prática e barata de como proteger o carro do sol para quem não possui garagem.
Nesse caso, é importante que avalie se as capas de fato possuem o efeito protetor contra o sol. A vantagem é que ela também se torna uma proteção contra chuvas ácidas, por exemplo.
Limpeza de tecidos, couro e borracha
O bom estado de tecidos, couro e borracha, garantem que o impacto do sol seja menor. Por esse motivo, sempre passe aspirador de pó e lave periodicamente as partes de tecido do veículo, como os bancos.
Em seguida, a borracha do carro, normalmente presente como vedantes de portas e janelas, devem ser constantemente limpas, e utilizado um pano úmido para hidratar, ou aplicar uma fina camada de glicerina.
Por fim, nos cuidados com o couro, ele deve ser limpo, seco e mantido pó, além de usar produtos específicos que hidratem.
Proteja a pintura do seu carro
O excesso de luz solar sobre o veículo pode causar danos a longo prazo na pintura. Se combinado com a sujeira deixada por pássaros, ou com camada de pó que se acumula normalmente sobre a carroceria, o efeito poder ser ainda pior. Tudo isso, em conjunto pode gerar um efeito ácido indesejado.
Para evitar esse problema é recomendável lavar a parte externa do carro sempre que notar o acúmulo excessivo de sujeira. Além disso, um bom complemento é usar cera automotiva, pois, ela cria mais uma camada de proteção contra os raios solares.
Para ler mais conteúdos semelhantes, é só clicar aqui!