Como funcionam os semáforos inteligentes instalados em São Paulo? Entenda!
Entenda como os novos semáforos com borda amarela estão transformando as ruas Paulistanas
Em uma iniciativa inovadora para melhorar o trânsito na maior metrópole do Brasil, a cidade de São Paulo está implementando um novo tipo de semáforo em suas movimentadas ruas.
Essa mudança, facilmente perceptível devido às molduras amarelas distintas, não é apenas uma questão estética, mas faz parte de uma estratégia mais ampla para modernizar a infraestrutura de tráfego da cidade.
Enfrentando diariamente desafios de congestionamento e manutenção, São Paulo busca, por meio dessa ação, tornar o trânsito mais fluido e seguro, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida de seus cidadãos.
Semáforos novos em SP: quais são as mudanças?
Os motoristas de São Paulo agora se deparam com semáforos diferentes nas ruas. Eles possuem molduras amarelas. Mas o que isso significa na prática? Mauricio Nastari, gerente da SP Regula, explica que esses semáforos são mais modernos, utilizando tecnologia para diminuir engarrafamentos e facilitar reparos em caso de problemas.
Como eles funcionam?
Esses novos semáforos utilizam um sistema que analisa imagens de câmeras em tempo real. Eles ajustam automaticamente o tempo de sinal verde para melhorar o fluxo de veículos. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) programa os tempos, mas eles podem ser alterados a qualquer momento de um centro de controle.
Câmeras substituindo sensores no asfalto
Os novos semáforos possuem uma câmera especial que substitui os antigos sensores no asfalto. Isso facilita reparos e manutenção, pois o semáforo continua funcionando normalmente mesmo quando há necessidade de consertar ou refazer o asfalto.
Uma característica interessante é que esses semáforos “conversam” entre si. Eles são sincronizados, especialmente em avenidas principais e suas vias adjacentes, para proporcionar um trânsito mais fluido.
Onde estão e planos de expansão
Esses semáforos já estão em funcionamento em avenidas como Pompeia e Doutor Arnaldo. Até agora, estão presentes em algumas partes da cidade, mas a SP Regula planeja substituir os semáforos de 2.586 cruzamentos nas áreas de rodízio nos próximos três anos.