Você já enfrentou o processo de passar por um pedágio? Se sim, é possível que tenha percebido como esse processo pode ser estressante e inconveniente.
A razão disso é que, além de interromper sua viagem pela estrada, é possível encarar um engarrafamento, dependendo do dia, do local ou do horário em que estiver atravessando o pedágio.
A boa notícia é que, desde 2021, o Código de Trânsito Brasileiro autoriza a operação de passagens livres em rodovias espalhadas pelo Brasil, sistema também conhecido como Free Flow.
O Free Flow tem a intenção de tornar a vida dos motoristas mais fácil, permitindo que o pagamento seja feito através de uma tag, tornando a cobrança mais ágil. Para entender melhor como isso funciona, confira as informações a seguir!
LEIA MAIS: É estranho, mas funciona! Veja porque colocar um sapato no cofre do hotel
Free Flow: o que é esse tipo de pedágio?
O Free Flow é um sistema de pedágio no qual a cobrança é realizada sem que você precise passar por cabines ou pelas barreiras físicas comuns desses locais. Os motoristas não necessitam parar o veículo para efetuar o pagamento, pois é realizado de forma automática.
Mais de 20 países já adotam esse tipo de pedágio, e no Brasil, ele foi implementado no mês de março, trazendo benefícios aos motoristas.
Como esse sistema funciona?
O pagamento do pedágio Free Flow ocorre de duas maneiras: através do scanner de uma tag localizada no veículo ou pela leitura da placa pelo sistema.
Se o motorista optar pela tag, a cobrança é feita através do cartão de crédito, podendo ser no modo pós-pago ou pré-pago. Também é possível pagar com o pix.
Em algumas tags, o pagamento pode ser realizado junto à fatura do cartão de crédito no início do mês, e o motorista pode usufruir de descontos e outros benefícios, dependendo da frequência de uso.
LEIA TAMBÉM: O que você está guardando no seu celular? Veja o que NÃO deveria estar!
Maiores desafios desse tipo de pedágio
Como ocorre com qualquer tecnologia nova em implantação, o uso do Free Flow também apresenta desafios. O maior deles é a aderência.
Cerca de 25% dos brasileiros não utilizam o cartão de crédito para cobranças automáticas, segundo pesquisas, e esse tipo de pagamento é essencial para o funcionamento correto da tag no Free Flow.
Outra dificuldade é a vasta extensão do território brasileiro. Por ser uma área imensa, é necessário analisar com cautela onde esse sistema será instalado.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!