Mesmo com data de fabricação presente em todo pneu de motocicleta, eles não possuem um tempo de vida útil ou data de validade definido. Por esse motivo, muitas pessoas têm dúvida de quando é a hora certa de trocar, e sobre como postergar esse momento o máximo possível.
Fato é que a qualidade do pneu irá ser bastante influenciada pelos cuidados do motociclista. Dessa forma, aprenda abaixo algumas dicas de como fazer o pneu durar mais em sua motocicleta, e de quanto em quanto tempo é recomendado colocar um pneu novo!
Pneus tem prazo de validade?
Isso irá depender muito do estado em que o pneu se encontra. A grosso modo, recomenda-se que o pneu seja trocado a cada 5 anos. Isso porque esse é o tempo que leva para o processo de degradação natural começar a atingir o material que constitui o pneu, o que poderia elevar o risco do condutor.
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Assim, as borrachas naturais e demais materiais sintéticos como o nylon e o poliéster podem começar a se desgastar após 5 anos.
Além disso, algumas questões que vão acelerar esse desgaste é a temperatura muito alta, o uso constante do pneu, o contato com chuva recorrente, e até a maresia do mar, pois o salitre é responsável por ressecar a borracha e diminuir sua flexibilidade.
Pneu de moto dura quantos km?
A resposta para esta pergunta não é única, pois depende das condições de pilotagem. Mas, de maneira geral, uma moto que roda em asfalto tem uma vida útil média de 15.000 km. Caso o veículo trafegue por terrenos acidentados, avalie fazer a troca após os 10.000 km rodados.
Como fazer o pneu durar mais na moto?
Confira 4 pontos de atenção para fazer o seu pneu durar mais!
Calibragem
Se tratando dos cuidados que se deve ter para aumentar a durabilidade de um pneu, o primeiro deles é a calibragem, que é pressão de ar presente dentro do pneu. Rodar com a pressão abaixo do indicado compromete a segurança e aumenta bastante o desgaste do material.
Partida e freio
Cada vez que forçamos o atrito do pneu com o asfalto, desgastamos mais o seu material. Por isso, “cantar pneu” na hora de dar partida ou frear bruscamente constantemente vai gradualmente piorando o seu estado de conservação.
Peso
As motocicletas são feitas para rodar com uma determinada faixa de peso. Quando ultrapassamos o limite recomendado, estamos influenciando diretamente na pressão exercida sobre os pneus e consequentemente no seu desgaste.
Muito mais do que uma maneira de como fazer o pneu durar mais, o excesso de peso é uma questão de segurança, pois pode tornar a direção mais instável e insegura.
Falta de alinhamento
As rodas também precisam ser alinhadas, principalmente após trocar o pneu, após a ocorrência de acidentes, ou caso o seu aro tenha sofrido uma queda e amassado. Sempre que possível realize esse serviço em um mecânico de confiança.
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