Como escolher o melhor assento no avião?

Escolher o assento pode gerar algumas dúvidas. Veja como escolher o melhor lugar no avião e torne sua viagem mais agradável.

Todo mundo já teve dúvida na hora de escolher um assento no avião. Quando a viagem é longa, a tarefa se torna fundamental e pode definir se sua experiência será agradável ou se será algo a se esquecer.

É muito comum relato de pessoas que esperavam uma viagem tranquila, mas encontraram o incômodo de uma criança chutando a traseira do seu assento, ou de uma poltrona apertada, com pouco espaço para suas pernas.

Infelizmente não há como se assegurar de que a viagem será 100% confortável, mas é possível usar algumas táticas para escolher alguns dos melhores lugares no voo.

Qual o melhor assento no avião?

Bem, a resposta para essa pergunta vai variar de pessoa para pessoa. Isso, porque depende muito do que o indivíduo considera mais importante para seu conforto.

Geralmente, os melhores lugares para viajar em um avião são as poltronas localizadas nas saídas de emergência, no corredor ou na janela. Por outro lado, as poltronas do meio são as mais temidas, e são quase que uma unanimidade como o pior lugar na aeronave.

Veja abaixo como escolher o melhor lugar no avião, conforme sua preferência.

Para quem quer descansar:

Se você vai viajar e quer descansar durante o voo, tirando uma confortável soneca, a melhor escolha será as poltronas na janela. Nessa posição, é possível apoiar sua cabeça na lateral do avião, tendo assim mais conforto. Além disso, não vai precisar se preocupar com seu vizinho de assento te acordando para poder ter acesso ao corredor.

Para quem quer ter um desembarque mais rápido:

Agora, se você está em uma viagem de trabalho rápida, ou é do tipo mais impaciente e gosta de desembarcar assim que as portas se abrem, a poltrona ideal é a do corredor na parte mais à frente da aeronave. Assim, você não vai depender de quem está do seu lado para prontamente se levantar e sair do avião.

Para quem quer mais espaço para as pernas

Se você é uma pessoa mais alta, certamente vai querer um assento com mais espaço para as pernas. Nesse caso, há duas opções: os assentos na saída de emergência e os assentos atrás de anteparos (paredes, cortinas, telas), que separam as diferentes partes do avião.

Quanto aos assentos de emergência, vale destacar que existem restrições quanto a seu uso.

Não podem utilizar essas poltronas crianças, ou famílias acompanhadas de pessoas que requeiram atenção (crianças, idosos, etc.). Geralmente há restrições quanto à sua utilização por mulheres grávidas ou pessoas com restrições físicas, visto que os passageiros destes assentos podem vir a ter que acionar a saída de emergência correspondente.

Já os assentos atrás de anteparos, apesar de costumeiramente possuírem um espaço extra para as pernas, devem ser analisados com cautela.

É importante destacar primeiramente que, em alguns aviões, o espaço dessas poltronas, contrariando o que comumente acontece, é bem apertado e desconfortável. Além disso, tenha em mente que esses lugares não possuem assentos à frente, de modo que você não vai ter aquele espaço embaixo do banco dianteiro para guardar a sua bolsa, mochila ou outros itens pessoais.

Vale a pena ficar atento ao espaço entre poltronas, o chamado pitch. Quanto maior o seu valor, maior o espaço disponível.

Seat Pitch: o espaço entre poltronas

Qual o lugar mais seguro?

Essa questão é muito frequente, já que todos estamos sempre preocupados com a segurança durante a viagem. Infelizmente não há uma resposta clara para essa pergunta.

Um estudo da revista TIME, baseado na análise de 35 anos de dados,  afirma que o lugar mais seguro do avião é a sua parte traseira. Já um estudo de 2008, feito pela Universidade de Greenwich, em Londres, afirma que você encontra mais segurança quando viaja na frente da aeronave, nas cinco fileiras mais próximas da saída de emergência.

Porém, se a pessoa é muito insegura ao voar e costuma ficar nervosa, pode optar pelos assentos sobre as asas, onde geralmente sente-se menos efeitos de turbulências.

Piores lugares no avião

Como dito anteriormente, os assentos no meio das fileiras são sempre indesejados. Mas é bom evitar também as poltronas próximas de banheiros ou das áreas dos atendentes de voo, pois geralmente são regiões mais barulhentas e com maior tráfego de pessoas.

Adicionalmente, lugares muito próximos de telas, podem gerar incômodo em voos noturnos por conta do brilho emitido por elas.

Escolhendo seu assento com o SeatGuru

Caso você queira mais uma ferramenta para escolher o seu lugar no avião, o site SeatGuru.com é uma ferramenta valiosa que vale muito a pena utilizar.

O SeatGuru possui um mapa de assentos para quase todos os tipos de avião das principais companhias aéreas do mundo. Nesse site você consegue ter uma visão interna de toda a aeronave, e ainda pode conferir todos os principais detalhes do avião e ver avaliações de usuários.

SeatGuru: Visão geral do interior do avião

Para ajudar na escolha, o site classifica os assentos em:

  • Good Seat: são os melhores assentos do avião.
  • Be Aware – See comments: são assentos que possuem algum ponto negativo que deve ser avaliado, tais como largura reduzida ou limitações de inclinação.
  • Bad Seat:São os assentos mais mal avaliados da aeronave.
  • Mixed Review: São assentos que possuem bons pontos positivos, mas que possuem também alguma desvantagem. Por exemplo: uma poltrona localizada entre duas saídas de emergência, que possui espaço extra para as pernas, mas não pode ser inclinada. Cabe ao viajante escolher o que mais pesa na escolha.
  • Standard Seat: são os assentos padrões do avião, sem nada de especial em relação aos outros.
  • Blocked Seat: assentos cuja escolha a companhia aérea bloqueia.
  • Premium Seat: assentos premium.

Pelo SeatGuru você também tem acesso aos dados do espaço entre poltronas (seat pitch), que podem te auxiliar a escolher a aeronave que te proporcione mais conforto.

Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Claudiomir Elton Temp

    Giagem de avião de avião nunca esteve em meus planos mas talvez algum dia e tome coragem .