Como conhecer e conversar com pessoas de outros países pela Internet?

Dez aplicativos facilitam a comunicação com pessoas de outros países, uma ótima oportunidade para treinar diferentes idiomas e conhecer novas culturas.

A tecnologia vem cada vez mais encurtando distâncias, uma tendência que já não é nenhuma novidade. Mas, além de conhecer diferentes regiões sem sair de casa, também é possível conhecer e conversar com pessoas de outros países pela Internet ou por aplicativos. São ferramentas excelentes para fazer novos contatos e treinar a fluência de outros idiomas. Quer ver como funciona?

A troca de informações permitida pela globalização permite a aproximação de amigos que moram longe, ter contato com culturas e tradições diversas, além de facilitar negociações corporativas. E, por que não usar tudo isso a favor do estudo de línguas estrangeiras? Afinal, ultrapassar o ensinado nas aulas e livros e ter o contato direto com um nativo é a melhor maneira de, realmente, aprender um novo idioma. 

Infelizmente, nem sempre é possível viajar para cada país falante do idioma estudado, mas recorrer a sites e aplicativos é uma excelente forma de fazer um intercâmbio pelo mundo. Conheça, a seguir, 9 sites e aplicativos para conhecer e conversar com pessoas de outros países pela Internet. Basta clicar nos títulos de cada uma das sessões para acessar a página oficial e ter mais informações.

Interpals

O Interpals é, atualmente, o site mais acessado da categoria e o preferido de quem entende do assunto! A ferramenta permite que o usuário selecione uma pessoa de qualquer país e inicie uma troca de e-mails no idioma desejado. Quando cria um perfil, dá para a pessoa adicionar amigos, entrar em comunidades, assim como fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a língua. 

Website Interpals

Além disso, o site oferece diferentes opções de interesse, como troca de idiomas, fazer amizades, um romance ou, quem sabe, até um relacionamento sério. E sabe o que mais? O usuário consegue acessar e ver quem está online, podendo começar uma conversa de forma imediata. Entre os idiomas disponíveis, estão inglês, espanhol, russo, francês, coreano, alemão, turco, japonês e chinês. 

Hellotalk

O Hellotalk é super rico em ambientes e ferramentas intuitivas de linguagem, dando acesso a diferentes funcionalidades. O usuário escolhe o idioma que quer aprender ou que fala de forma fluente e, a partir daí, conhece gente nova e aperfeiçoa seus conhecimentos. A troca de mensagens é feita pelo editor de texto com inserção de até 500 caracteres traduzidos de forma simultânea. 

Aplicativo HelloTalk

O aplicativo ainda disponibiliza a ferramenta Momento para postar atualizações ou fazer perguntas. São mais de 150 idiomas disponíveis falados por 15 milhões de usuários. O app é compatível nos sistemas iOS e Android. Além disso, é disponibilizada uma interface Web para aqueles que gostam de conversar usando o computador.

Busuu

O Busuu tem, nada mais nada menos, que 18 milhões de pessoas cadastradas e, aqui no Brasil, é a plataforma mais conhecida. Primeiro, o usuário cria um perfil próprio ou acessa por sua conta no Facebook. A partir daí, tem acesso a diferentes ambientes, como: 

  • iniciar conversas com estrangeiros; 
  • fazer cursos de nível básico em até 12 idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, mandarim, polonês e árabe;
  • fazer exercícios para treinar o idioma;
  • interagir com nativos em comunidades, permitindo que eles corrijam suas redações e que tenham seus textos corrigidos em português;
Busuu

A plataforma dá acesso à conta básica e gratuita, mas pode testar a versão premium por sete dias. Depois, precisa pagar a mensalidade desta versão. 

Hello Pal

Mais um aplicativo que conecta usuários do mundo todo. Pelo Hello Pal, é possível receber dicas de ortografia e pronúncia, além do contato constante com estrangeiros. Para conversar, é necessário passar por diferentes fases pré-definidas pelo app, o que facilita até para quem não tem muito conhecimento em idiomas. Como o próprio aplicativo prega, apenas fale, sem esperar! O Hello Pal também é compatível com os sistemas Android e iOS. 

Hello Pal

Speaky

O aplicativo gratuito tem uma comunidade extensa composta por falantes de 110 idiomas! A troca de mensagens é feita por mensagens de áudio, chat e arquivos compartilhados. 

Speaky

Primeiro, o usuário escolhe o nível do idioma e o app dispõe os filtros que encontram os perfis que supram as necessidades do aprendiz. Quando o usuário entra, os estrangeiros conectados são mostrados primeiro e organizados entre nativos e não-nativos. 

Polyglot Club

O site francês funciona como uma rede social gratuita para aprender idiomas e fazer novas amizades! O site permite que o usuário pratique diferentes idiomas além da língua francófona, tanto online quanto offline. Assim, consegue descobrir diferentes culturas ao conhecer pessoas de vários países. Entre as ferramentas disponibilizadas, estão eventos, correções, conversas online e serviços de marketplace. 

Polyglot Club

Tandem 

O Tandem é uma opção super interessante para quem quer aprender novos idiomas e, ao mesmo tempo, conhecer pessoas de diversos países! São mais de 5 milhões de usuários conectados em todo o mundo e o intercâmbio entre eles é bastante incentivado pelo app. Entre as línguas disponíveis, estão espanhol, inglês, alemão e francês. 

Tandem

My Language Exchange

O My Language Exchange, assim como outras plataformas, permite se conectar com usuários nativos que moram em vários países ao redor do mundo. Mas, o site tem um diferencial: reunir recursos diferenciados, como planos de aula, dicionários e recursos em áudio. Além disso, dá para praticar o idioma em jogos de palavras, excelente para aprender expressões locais. Se “pintar” uma dúvida, é só checar na biblioteca online! 

My Language Exchange

O site reúne uma comunidade superior a três milhões de usuários falantes de 164 idiomas e moradores de 175 países. 

Greengow

O Greengow permite o intercâmbio entre usuários, mas tem um diferencial: o tradutor instantâneo de idiomas. Assim, nem é necessário entrar já sabendo o idioma! Pelo app, o usuário conversa e troca mensagens de textos. Compatível com os sistemas iOS e Android.

Greengow

Language Tools

O site Language Tools é uma plataforma que permite ao usuário se conectar com professores de todo o mundo, possibilitando tirar dúvidas e corrigir atividades na língua desejada. Fornece recurso de chat em várias línguas do mundo e fórum de discussões para interagir com outras pessoas que também estão aprendendo para acelerar seu processo de aprendizado, ou simplesmente para bater um papo com nativos de outros países.

Language Tools
Comentários (2)
Adicionar Comentário
  • josemar

    I am Brazilian and I want to talk to an American person or learns speak English lol

  • Valéria Fontes

    Uso uma página para autodidatas do mundo todo, a languagetools.io, e tenho visto resultados no meu desenvolvimento. Toda semana publico uma redação que é corrigida gratuitamente por nativos, entro nos bate-papos e participo do fórum de dúvidas e discussões.