Você já parou para pensar como as pessoas sobreviviam às ondas de calor antes da invenção do ar-condicionado? A imaginação corria solta e as maneiras de se refrescar eram inusitadas. Sabendo disso, trouxemos para a sua curiosidade algumas dessas alternativas usadas no sufoco do verão na antiguidade. Veja a seguir.
Como as pessoas se refrescavam antes do ar-condicionado?
Ventilador e uma Câmara de gelo
No final do século XIX, os cinemas experimentaram um sistema de resfriamento caro, grandioso e excessivamente dramático. Empresários inovadores introduziram esquemas de ventilação que envolviam o uso de ventiladores elétricos para trazer o ar externo para dentro das salas, fazendo-o passar por abóbadas subterrâneas repletas de gelo e, em seguida, expulsá-lo através de caixas registradoras no piso dos teatros de primeira linha, como o famoso Star em Nova York, localizado na Broadway com a 13ª rua.
LEIA MAIS: Casos curiosos: Estas ilhas querem mudar de país na Europa – Entenda!
Punkahs
Semelhantes a pequenas cortinas, eles eram operados por trabalhadores contratados que passavam o dia puxando uma corda conectada a eles. Essa ação fazia com que o punkah se movesse para frente e para trás, proporcionando um resfriamento agradável para os ocupantes do ambiente.
LEIA MAIS: 3 plantas medicinais da antiguidade usadas até hoje!
Varanda para dormir
No início do século XX, inventou-se o alpendre para dormir como uma alternativa, especialmente para enfrentar o calor noturno. Assim como as entradas de ar-condicionado nas paredes, as varandas eram construídas com telas de proteção que revestiam o vão quadrado para fora dos prédios.
Basicamente, as pessoas colocavam as crianças para dormir ali, sentindo a brisa fresca do ar. Você teria coragem de dormir pendurado para fora de um arranha-céu?
LEIA MAIS: Afinal, por que as luzes do semáforo são verde, amarelo e vermelho? Entenda essa história!
Cadeiras de ventilador
Para finalizar a apresentação de algumas invenções do passado, temos a cadeira ventiladora. Construída para ser um dispositivo de resfriamento inteligente, as pessoas sentavam no que parecia ser uma cadeira de balanço e acionavam, com os pés, um tipo de leque, localizado acima da cabeça.
Assim, era possível, por exemplo, passar uma tarde calorenta se refrescando e lendo um livro.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Rotas de Viagem!