Sushi, sashimi, temaki, ceviche, e muitas outras. São tantas as opções de pratos que levam o peixe cru como ingrediente principal. Esse tipo de comida se tornou bastante popular no Brasil, presente em diversos restaurantes. Entretanto, por não ser cozido, o peixe pode conter alguns microrganismos, que contaminam os consumidores.
Assim, aprenda abaixo como comer peixe cru faz mal e os cuidados que você deve tomar.
Afinal de contas, comer peixe cru faz mal?
O consumo de qualquer alimento cru, como carne, frango, vegetais e hortaliças é mais perigoso do que ingeri-los cozidos. Isso porque o calor é o principal responsável pela eliminação das bactérias e parasitas, que são responsáveis por causar intoxicações alimentares.
Dessa forma, o peixe também não está de fora dessa lista, sendo um alimento potencialmente perigoso para o consumo cru.
LEIA MAIS: Alimentos que você deve evitar comer em um avião – Confira!
Quais doenças que o peixe cru pode causar?
Os principais problemas estão relacionados a alguns parasitas e bactérias que se proliferam em peixes de qualidade duvidosa ou que ficaram armazenados de forma incorreta. São eles:
- Salmonella;
- Inflamação da vesícula biliar;
- Listeria monocytogenes;
- Diarreia;
- Vômito;
- Intoxicação alimentar.
Com isso, para combater essas questões é necessário primeiramente ter um sistema imunológico adequado. Isso porque, pessoas com imunidade baixa estão mais susceptíveis a infecções por alimentos, como crianças pequenas, idosos e pessoas com HIV.
Por fim, os peixes crus são mais ricos em poluentes que os peixes cozidos, devido à poluição presente nos mares e rios. Também, a presença de mercúrio, que é um metal tóxico para o corpo humano, é maior nos peixes crus.
Portanto, o consumo desse alimento não deve ser constante, muito menos diário, devendo se resguardar para ocasiões especiais.
Como se precaver?
Outra principal causa para combater as infecções são as questões higiênico-sanitária dos peixes. Sendo assim, sempre consuma peixe cru que tenha sido armazenado congelado, preferencialmente os vendidos em mercados.
Além do mais, sempre antes de consumir um peixe cru observe a cor e o odor do peixe, eles devem ser característicos e nunca apresentar um mal cheiro forte. Por fim, a higiene do local em que está comendo é importante. Leve em consideração aspectos como as mãos de quem manuseia o peixe e a limpeza de mesas e pratos.
Quer entender mais sobre o tema e descobrir outras notícias interessantes? Basta clicar aqui!