Durante as últimas décadas aumentou de forma estrondosa o número de viajantes que embarcam em cruzeiros.
Se você está pensando em embarcar em uma viagem pelos mares, aqui estão algumas dicas que você precisa saber antes de viajar num cruzeiro.
Tipo de cruzeiro
Antes de tudo, você deve considerar as opções de cruzeiros que irá encontrar. Dependendo do cruzeiro e do público-alvo, as atividades e serviços disponíveis podem ser muito diferentes.
Documentação e reservas
Se você já decidiu fazer o tão sonhado cruzeiro, você deve ficar atento com as reservas. Na maioria das vezes, os viajantes de cruzeiro fazem reservas com vários meses de antecedência. Outro elemento importante é a necessidade de documentação para poder viajar. Dependendo do local você pode precisar até mesmo de um passaporte.
LEIA MAIS: Destinos internacionais para viajar sem passaporte
Agência de viagem
Se você é um turista experiente, deve gostar de organizar toda sua viagem sozinho. Porém, se é a primeira vez que você viaja em um cruzeiro, é mais prático contratar este tipo de serviço em uma agência de viagens.
Bagagem
Além da sua documentação, há algumas coisas importantes que você deve colocar na mala antes de viajar. Roupas de banho, roupas formais para o jantar, roupas casuais e, claro, uma capa de chuva. Você também não pode esquecer de levar seus óculos de sol e um carregador bivolt.
Saúde
Os cruzeiros possuem remédios para quem necessita, porém, são bem mais caros do que nas farmácias. A dica aqui é levar alguns remédios essenciais na bagagem.
Enjoos
Cabines localizadas em andares mais altos geralmente causam menos enjoos. Então se você sofre com náuseas pode ser uma boa ideia buscar as cabines mais altas.
Independentemente da posição da sua cabine, levar algo para enjoo é sempre importante.
Levar sua própria comida?
Principalmente se você lida com os efeitos de intolerâncias ou alergias alimentares, levar sua própria comida pode ser a diferença entre uma ótima viagem e uma viagem bem desagradável.
A política dos cruzeiros quanto a permitir ao passageiros levar comidas a bordo varia, então procure se informar. Caso seja permitido, não se preocupe em colocar tudo de uma vez na sua mala, pois você pode reabastecer seu estoque nas cidades em que o navio atracar para os passageiros descerem.